Nas eleições autárquicas do passado dia 1 Outubro, a CDU obteve um importante resultado eleitoral no concelho de Vila Real de Santo António, alcançando 1.789 votos (18,79%) face aos 1.147 votos (12,97%) que teve em 2013 para a Câmara Municipal.

Com um crescimento de 55% na sua votação, face a 2013, a CDU consolidou o seu vereador na Câmara Municipal e reforçou também o número de eleitos na Assembleia Municipal, passando de 3 para 4, assim como nas Assembleias de Freguesia, passando de 4 para 5 eleitos.

 Os resultados eleitorais expressaram também um recuo das posições do PSD em todo o concelho, designadamente com a perda de 3 eleitos na Assembleia Municipal, a perda da maioria absoluta na Assembleia de Freguesia de Vila Real de Santo António e a perda da presidência da Junta de Freguesia em Vila Nova de Cacela. Sem subestimar os perigos que decorrem do facto do PSD ainda manter a maioria na Câmara Municipal, estes resultados eleitorais mostram que é cada vez mais reduzida a base social de apoio à política de direita que a maioria PSD tem vindo a impor no concelho.

 A Comissão Concelhia de Vila Real de Santo António do PCP saúda os militantes do PCP, do PEV e as muitas dezenas de homens, mulheres e jovens sem filiação partidária que integraram as listas da CDU no concelho, muitos deles pela primeira vez, pelo seu elevado empenho na campanha eleitoral e nas múltiplas iniciativas de contacto, esclarecimento e mobilização das populações. Uma campanha eleitoral que assentou na afirmação do projecto alternativo da CDU para Vila Real de Santo António, face a 20 anos de gestão de PS e PSD, na afirmação dos valores do trabalho, da honestidade e da competência, no respeito pelo rigor, pela verdade e pelos interesses dos trabalhadores e do povo de Vila Real de Santo António. Uma campanha tão mais valorizável quanto teve de enfrentar não só uma enorme desproporção de meios, mas também, a visível instrumentalização de estruturas diversas para fins eleitorais por parte das outras forças concorrentes.

 Sem prejuízo da CDU ter ficado aquém do objectivo que traçou – a vitória na Câmara Municipal - os resultados eleitorais alcançados constituem uma importante base de trabalho para prosseguir a luta em defesa do poder local democrático, dos serviços públicos, contra as privatizações da água e da recolha do lixo, contra o estacionamento pago, contra o agravamento das taxas e tarifas municipais, pelos direitos dos trabalhadores da autarquia, pelo saneamento financeiro da autarquia, pelo apoio às juntas de freguesia e ao movimento associativo e popular, pelo progresso e desenvolvimento do concelho e do país.

 Com a instalação dos órgãos autárquicos, os eleitos da CDU assumirão as suas responsabilidades perante as populações, num trabalho que não só não ficará à espera do próximo acto eleitoral, como se assumirá, no dia a dia, como a grande força de oposição à política de direita da maioria PSD, apoiando as medidas positivas, combatendo as negativas, e afirmando o seu projecto alternativo para o concelho. Uma acção que não se esgota no trabalho institucional e é parte integrante na luta mais geral que o PCP trava, pela reposição e conquista de direitos, por uma política alternativa patriótica e de esquerda, que responda aos problemas dos trabalhadores, do povo e do país, que garanta um Portugal com futuro, estando já agendada uma jornada de contacto com a população – em defesa dos salários e dos direitos de quem trabalha – a realizar nos próximos dias 26, 27 e 28 de Outubro.  

 

Por: PCP  V. Real de S. António