Decorreu no dia 16 de Outubro, a instalação e tomada de posse dos novos órgãos autárquicos eleitos a 1 de Outubro.

A cerimónia começou com a tomada de posse dos membros eleitos para a Assembleia Municipal, a que se juntaram os primeiros eleitos de cada assembleia de freguesia. A cerimónia teve lugar no Espaço Guadiana perante uma vasta audiência de cidadãos que presenciaram o primeiro ato formal dos representantes do Poder Local em Alcoutim para o mandato 2017-2021.

Ocorreu a tomada de posse dos 15 elementos que compõem a Assembleia Municipal:

- José António T. Pinheiro Moreira - Martim Longo (PS)

- António da Costa Amorim – Alcoutim (PS)

- Francisco Alho Xavier – Alcoutim - (PS)

- Isabel Martins Domingos Campos – Vaqueiros (PS)

- Nuno Teixeira Rodrigues – Castelhanos (PS)

- Aurélio Teixeira Gonçalves – Malfrade (PS)

- Humberto Octávio Mestre Costa – Várzea (PS)

- Carlos Fernando de Jesus Escobar - Guerreiros do Rio (PS)

- Milene Sofia Gonçalves Nobre – Várzea (PS)

- Sidónio Gonçalves Garcia - Santa Justa (PS)

- Dalila Manuela da Costa Barros - Alcoutim (Coligação Renovar Alcoutim)

- João Miguel Vitorino Dias - Santa Marta (Coligação Renovar Alcoutim)

- Abílio Frade da Encarnação - Alcoutim (Coligação Renovar Alcoutim)

- Graça Maria Palma Pereira - Martim Longo (Coligação Renovar Alcoutim)

- Cristóvão Manuel Pedro Custódio - Martim Longo (Coligação Renovar Alcoutim) .

E foi dada posse ao novo executivo camarário presidido por Osvaldo dos Santos Gonçalves, e que conta com os vereadores Paulo Paulino (Vice-presidente), José Galrito e Luís Conceição eleitos pelo Partido Socialista e Jorge Inácio pela Coligação “Renovar Alcoutim”, que não compareceu.

Foram então colocadas a votação duas listas candidatas à Mesa da Assembleia, da qual foi eleito como presidente da Assembleia Municipal José António T. Pinheiro Moreira, como 1º secretário António da Costa Amorim e como 2ª secretária Isabel Martins Domingos Campos.

O Presidente da Câmara, Osvaldo dos Santos Gonçalves, dirigiu-se, a todos os alcoutenejos “No concelho com a menor percentagem de abstenção do Algarve, conquistámos a maior vitória eleitoral de sempre, em regime democrático!”. Defendendo que nos próximos anos irá “continuar a trilhar o caminho que iniciámos, em 2013, e que tem a sua continuidade legitimada“, “Um caminho consciente das dificuldades que enfrentamos, mas sobretudo um caminho focado na valorização e promoção daquelas que são as nossas potencialidades enquanto território, e que com toda a certeza são a base do nosso desenvolvimento, assente numa única prioridade – AS PESSOAS.“, alertando para “as medidas implementadas pelo poder local necessitam de enquadramento e complementariedade a nível regional e nacional. Sendo assim, é fulcral que tenhamos a capacidade e o pragmatismo necessários para concretizar uma estratégia de desenvolvimento, capaz de criar novas centralidades, e através da concretização de projetos, verdadeiramente, estruturantes, colocar o interior no caminho do crescimento e do desenvolvimento.”

Osvaldo dos Santos Gonçalves aproveitou ainda para destacar algumas prioridades para o novo mandado “apostar numa estratégia de desenvolvimento orientada para a promoção da melhoria das condições de vida dos Alcoutenejos, assegurando, simultaneamente, uma gestão responsável, rigorosa e transparente de forma a mantermos a boa saúde financeira do município”

A aposta na ação social, da saúde, da educação, da habitação, da promoção do emprego, das acessibilidades, do saneamento básico e abastecimento de água, da cultura e do turismo defendendo melhores condições de vida para todos.

O edil finalizou depois o discurso com uma nota de agradecimento e o desejo:” a todos os autarcas eleitos, votos de um trabalho profícuo em prol do nosso concelho. Com o vosso apoio, dos nossos colaboradores, parceiros institucionais, entidades públicas e privadas, iremos construir um Município mais próspero, e onde cada cidadão, tenha oportunidade de viver com condições plenas de vida e cidadania.”

 
 
Por: CM Alcoutim