Tavira foi um dos 47 municípios distinguidos com o galardão ECOXXI 2017, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), num reconhecimento do trabalho em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciado na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade.

A edilidade tem vindo a ser distinguida com este galardão, desde 2005, data do início do projeto. Este ano voltou a superar os objetivos definidos e conquistou a bandeira, a medalha e o diploma de boas práticas. 

Entre os 21 critérios de ponderação, Tavira destacou-se nas áreas de implementação do Programa Bandeira Azul, informação disponível aos munícipes, cooperação com a sociedade civil, certificação em sistemas de gestão da qualidade, qualidade da água para consumo humano, qualidade dos serviços de águas prestados aos utilizadores, agricultura e desenvolvimento rural sustentável e turismo sustentável.  

A candidatura do Município obteve um índice ECO XXI 2017 de 66%, sendo que nos indicadores em destaque alcançou uma pontuação igual ou superior a 80%.

 
Por: CM Tavira