A 9ª edição da Festa da Batata-doce está agendada para os dias 27, 28 e 29 de outubro, na localidade do Cavaleiro, na freguesia de S. Teotónio, no litoral do concelho de Odemira.

 Para além da venda de batata-doce e dos mais variados doces regionais em que este produto é utilizado, haverá provas de batata-doce assada e cozida. As entradas são livres.

A iniciativa é promovida pelo Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, com o apoio do Município de Odemira e Junta de Freguesia de S. Teotónio. O Cavaleiro constitui a zona de maior produção de batata-doce no concelho de Odemira, sendo que a Festa da Batata-doce tem como principal objetivo apoiar os produtores locais, divulgar e escoar o produto e dinamizar a localidade.

A iniciativa terá início pelas 19.30 horas do dia 27 de outubro, sexta-feira, no Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro, com a abertura oficial da festa. Para as 21.00 horas está agendada a atuação do grupo de música tradicional “Os Açordas”.

No sábado, dia 28 de outubro, a partir das 9.00 horas, haverá venda e provas de batata-doce e mostra de artesanato. O dia terminará com o espetáculo pelo grupo de música tradicional "Tiborna" e baile.

No domingo, as tendinhas abrem a partir das 11.00 horas e pelas 13.30 horas haverá a atuação dos Ranchos Folclóricos de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires / Almodôvar e da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes.

Durante os três dias, os restaurantes do Cavaleiro terão nas suas ementas vários pratos e doces à base de batata-doce.

 

Por: CM Odemira