Uma das decisões do Conselho de Ministros extraordinário, realizado este Sábado, foi o reforço dos meios aéreos de combate a incêndios, com a disponibilização de 13 helicópteros ligeiros e 4 aviões médios anfíbios, até ao final do mês de Outubro.

Pelas contas do Governo, este reforço, que representa um investimento de cerca 1,4 milhões de euros, “significa praticamente uma duplicação do dispositivo de meios aéreos disponíveis até ao final de Outubro”, os quais passam de 18 para 35. A decisão é justificada pelas previsões meteorológicas adversas feitas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Um desses meios aéreos agora disponibilizados de combate a incêndios florestais fica estacionado em Monchique.

No âmbito do apoio da Marinha à Autoridade Nacional de Proteção Civil, para a realização de ações de patrulhamento contra os incêndios, encontram-se empenhados Fuzileiros nos distritos de Portalegre, Setúbal e Faro, num total de 13 patrulhas ativadas, 8 no distrito de Faro, 3 no distrito de Setúbal e 2 no distrito de Portalegre.

A ação dos militares da Marinha nestes 3 distritos iniciou-se às 08h00 deste domingo e prolonga-se até às 20h00 de quinta-feira, dia 26 de outubro.

 

Por: FIRESHELTER52