Lagos vai uma vez mais comemorar o Dia do Município celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos.

É antiga a tradição dos Municípios portugueses homenagearem as individualidades e entidades que, pela sua atividade, pelo exemplo maior, história de vida, obras, estudos, empreendedorismo, tenacidade, contributo para o progresso do conhecimento, para o engrandecimento da cultura, por feitos desportivos e por virtudes, se destacam na comunidade, sendo de justo merecimento o reconhecimento público por parte da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e dos munícipes.

Neste sentido, e das iniciativas de carater mais protocolar, destaca-se a Sessão Solene, a decorrer no dia 27 de Outubro a partir das 15h30, no auditório Duval Pestana do Centro Cultural de Lagos, ocasião em que serão homenageadas 10 personalidades com a entrega de Medalhas de Mérito Municipal (Grau Ouro e Grau Prata).

Este ano, e por deliberação da Câmara tomada em reunião extraordinária de 23 de agosto de 2017 e ratificada pela Assembleia Municipal na sua sessão ordinária de 5 de setembro de 2017, os homenageados serão:

♦ LÁZARO DE JESUS GALVÃO a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau OURO), em atenção, homenagem e reconhecimento pelo seu altruísmo, nomeadamente no salvamento a náufragos, entre Lagos e Sagres, durante a 1ª Guerra Mundial.

♦ JOSÉ ANTÓNIO MARTINS FLOSA a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau OURO), em atenção, homenagem e reconhecimento à sua dedicação e trabalho desenvolvido em prol da música, nomeadamente na Banda da Sociedade Filarmónica 1º de Maio, da qual foi maestro.

♦ JOSÉ MANUEL DA GLÓRIA FREIRE DE OLIVEIRA a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau OURO), em atenção, homenagem e reconhecimento à relevância do seu papel nos vários órgãos do Poder Local, ao longo dos seus 40 anos.

♦ SILVESTRE MARCHÃO FERRO a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau OURO), em atenção, homenagem e reconhecimento ao seu forte contributo na Geminação Lagos / Palos de La Frontera, que comemora este ano 25 anos.

♦ D. DIEGO GARCIA HERNANDEZ a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau OURO), em atenção, homenagem e reconhecimento ao seu forte contributo na Geminação Lagos / Palos de La Frontera, que comemora este ano 25 anos.

♦ PAULO JOSÉ ROSADO BATISTA a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau PRATA), em atenção, homenagem e reconhecimento ao seu forte contributo na área desportiva, nomeadamente na disciplina de Patinagem.

♦ VELAUDMIRO PEREIRA BETES a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau PRATA), em atenção, homenagem e reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área da saúde desportiva, nomeadamente como massagista.

♦ ANTÓNIO MANUEL CHAPARRO GOMES a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau PRATA), em atenção, homenagem e reconhecimento ao seu empreendedorismo como empresário da área de restauração e hotelaria.

♦ ANTÓNIO ALVES DOS SANTOS a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau PRATA), em atenção, homenagem e reconhecimento ao seu testemunho a favor do mundo agrícola, materializado no “Museu da Ramada”.

♦ CLÁUDIA TERESA PIRES NETO a quem será concedida a Medalha de Mérito Municipal (grau PRATA), em atenção, homenagem e reconhecimento pelo seu percurso como jogadora internacional de futebol e capitã da seleção nacional de futebol feminino.

Recorde-se que neste dia, terão igualmente lugar outras iniciativas, nomeadamente o Hastear das Bandeiras, Missa e Procissão em Honra de São Gonçalo de Lagos e a inauguração, no Centro Cultural de Lagos, da exposição “Dinossauros da Lourinhã em Lagos”.

No Dia do Município, as entradas serão gratuitas nos espaços museológicos municipais (Igreja de Santo António, Mercado de Escravos e Forte Ponta da Bandeira) e no Centro Ciência Viva de Lagos. Também o Zoo de Lagos se associa a estas comemorações dando, neste dia, a conhecer seu espaço e projeto de educação e conservação. Conheça o programa completo em: https://www.cm-lagos.pt/municipio/eventos/4001-comemoracoes-do-dia-do-municipio-feriado-municipal.

 

Por: CM Lagos