No próximo dia 13 de Novembro assinala-se a passagem dos 557 anos sobre a Morte do Infante D. Henrique.

Este foi o mote para que que a Associação de Municípios “Terras do Infante”, entidade formada pelos municípios de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo, organize um conjunto de atividades destinadas a homenagear e reforçar o papel do homem, do visionário e aventureiro, e do descobridor que se tornou numa das figuras mais importantes da história mundial e dos Descobrimentos Portugueses.

Considerando a importância e a relevância histórica do grande navegador Infante D. Henrique na história de Portugal, em particular na Fase Henriquina dos Descobrimentos Portugueses (1415-1460), bem como a sua ligação a Lagos e aos restantes municípios que compõem a Associação de Municípios “Terras do Infante”, esta entidade voltou, este ano, a organizar um programa relembrando os 557 anos sobre a sua morte, que pretende não apenas valorizar a vida e obra de D. Henrique, enquadrando-o historicamente e no contexto social, político e religioso, mas igualmente dar destaque aos vários aspetos do património material existente nestes municípios ou com alguma relação a esse período do séc. XV.

Palestras, visitas guiadas e concertos são os destaques da programação prevista para assinalar esta data. As iniciativas vão decorrer entre os dias 4 e 13 de novembro nos concelhos que integram a Associação de Municípios Terras do Infante – Aljezur, Lagos e Vila do Bispo.

O programa tem início no dia 4 de novembro, com uma “Rota das Especiarias” em Aljezur, e entre os dias 7 e 10 estão previstas várias palestras nas escolas dos 3 concelhos, sendo o principal objetivo envolver e dar a conhecer aos mais novos o importante papel desempenhado pelo Infante D. Henrique na história do país.

Nos dias 10 e 11, na Galeria Lar, estão previstas várias iniciativas também ligadas à vida do Infante D. Henrique, sendo que o último dia terminará com uma atuação do músico M-PEX e do bailarino El CONGUITO (+ info em: http://www.lac.org.pt/).

O dia 11 será um dia preenchido por visitas comentadas por diversos locais dos três municípios, terminando o dia com o Concerto “A Presença, Serena e Terna”, na Igreja de Nossa Senhora de Alva, em Aljezur. As inscrições são gratuitas e limitadas até ao próximo dia 8 (ver contactos no programa em anexo). Também para este dia está previsto um Percurso Performativo de Oralidade no Património, a ter lugar no Forte Ponta da Bandeira.

No dia 12 decorre, na Igreja de Santo António, em Lagos, o Concerto “In memoriam Infante D. Henrique”, um Solo de Saxofone por Filipe Martins.

O dia 13 de novembro será dedicado à Cerimónia Protocolar de Homenagem ao Infante D. Henrique, que acontecerá em Lagos, pelas 11h00, e terminará em Sagres, com a realização de uma Missa de Sufrágio na Igreja de Nossa Senhora da Graça, seguida de Homenagem ao Infante D. Henrique, junto ao Padrão de 1960 (Fortaleza de Sagres).

Estas comemorações contam com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve; Paróquias de Raposeira, Vila do Bispo e Sagres. Conheça o programa (em anexo) e participe!

 

Por: CM Lagos