Há uma expressão que deveríamos recordar todos os dias: «A melhor altura para plantar uma árvore foi há 20 anos. A segunda melhor altura... é agora».

O Zoomarine subscreve tal e, face às terríveis perdas que Portugal e os Portugueses sofreram nos últimos meses, irá levar a cabo a 2ª edição da Operação MONTANHA VERDE. Se em 2016, num extraordinário esforço de voluntariado, se plantaram (num único dia) 5'000 árvores, este ano, no dia 09 de Novembro, plantaremos o dobro: 10'000!

Desta forma, dentro de duas semanas realizaremos uma dupla acção de plantação, em parceria com a Câmara Municipal de Silves e a Câmara Municipal de Loulé. Ambos os municípios serão presenteados com 5’000 árvores, que serão plantadas em áreas a requalificar pelas autarquias, como medida de compensação pelos terríveis incêndios que devastaram o nosso país, que diminuíram a nossa alegria colectiva e que tantas famílias destruíram (pelos prejuízos que criaram e, mais grave ainda, pelas vidas que ceifaram).

Este ano prevemos que, para além das supracitadas Câmaras Municipais, os principais parceiros da OMV-2017 sejam a Caixa Agrícola de Messines e a Universidade do Algarve (através dos seus programas de voluntariado). A equipa do Zoomarine (que almeja que este se torne um esforço colectivo, anual, da sociedade Algarvia), no âmbito da sua filosofia de responsabilidade social (“Together We Protect”), assegurará a oferta das 10’000 árvores, toda a organização e gestão in situ (das 08h00 às 17h00), as refeições volantes dos voluntários, assim como a disponibilização das ferramentas (luvas, pás, enxadas,et cetera) e do transporte.

O “resto” e mais importante, a plantação propriamente dita, caberá aos voluntários: colaboradores das entidades envolvidas e a todos que se inscrevam para ajudar. Infelizmente, 10’000 árvores não serão suficientes para colmatar as terríveis perdas que Portugal tem sofrido nos últimos tempos... Mas 10'000 (que se associam às 5’600 já plantadas em 2016) ajudarão a minorar algumas das perdas.

E, se a região continuar a abraçar esta causa, a nossa intenção será, em 2018, continuar a duplicar o esforço (20'000 árvores e 4 concelhos Algarvios) – sempre num único dia de alegria, e sempre através de voluntariado cívico… porque há que unir e inspirar os Portugueses neste esforço de refortalecimento ambiental e cívico do nosso País. E se “grão a grão a galinha enche o papo”, com 15000 árvores em dois anos, o Algarve continuará a contribuir na tão urgente ajudar para a protecção do nosso futuro colectivo…

 

Por: Zoomarine