A Câmara Municipal de Lagoa, no ano que dedicou ao tema “Património, Olhar o Passado, Rumo ao Futuro” e no âmbito da sua programação cultural,...

levou a efeito o 4º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, numa parceria com a AGA – Associação de Guitarras do Algarve, em cinco fins de semana, de 17 de setembro a 22 de outubro.

Os portugueses Daniel Cristo, Manuel Toucinho e Ricardo Silva Trio e os músicos internacionais Duo NIHZ, Paco Seco, Fréderic Bernard&Arnaud Dumond e Ellipsis Trio, Edu Miranda e Tom Kerstens G Plus Ensemble apresentaram diversificadas, virtuosas e excelentes interpretações.

A programação do Festival incluiu também uma Masterclass com Ximo Tebar e um momento especial dedicado aos mais jovens e família, com Bruno Batista e o Teatro Infantil com Guitarras. Antes dos concertos e nos intervalos, houve provas de vinhos e degustação da gastronomia local, do agrado de todos os espetadores.

Este Festival foi, também, uma oportunidade para valorizar o Património do Concelho, tendo os concertos decorrido em diferentes espaços, para proporcionar o conhecimento e o contato com os mais emblemáticos sítios, monumentos e infraestruturas ao dispor dos residentes e de quem nos visita, numa simbiose perfeita entre a música e o património, o virtuosismo dos intérpretes, o perfecionismo instrumental e a beleza da Senhora da Rocha, Fortaleza do Carvoeiro, Igreja de Estômbar e Auditório Municipal em Lagoa.

Precedendo a abertura do Festival, a 17 de setembro, foi apresentada a segunda obra das três encomendadas ao escritor e historiador João Vasco Reis, no âmbito das comemorações do ano do “Património Olhar o Passado Rumo ao Futuro”, intitulada “Entre Muralhas e Vigias – Castelos, Fortalezas e outros sistemas defensivos do Concelho de Lagoa”.

 

Por: CM Lagoa