O primeiro-ministro mostrou-se disponível para melhorar o novo regime criado para os trabalhadores independentes.

Durante o primeiro dia de debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), António Costa convidou os partidos a apresentarem propostas que permitam melhorar as alterações ao regime simplificado, que abrange os recibos verdes.

António Costa admitiu que as alterações podem prejudicar alguns trabalhadores – dando o exemplo concreto dos agricultores –, mas garantiu que o Governo está disponível para corrigir essas situações. “Há um problema em algumas situações para rendimentos de categoria B e, certamente, em sede de especialidade estamos disponíveis para encontrar resposta para essas situações”, assegurou o primeiro-ministro.

Na resposta ao presidente da bancada do PSD, António Leitão Amaro, que acusou o Executivo de “atacar” estes trabalhadores, António Costa sublinhou que o Governo alargou a dedução específica para estes profissionais e criou um mecanismo que não contém uma elevada carga burocrática.

“Conseguimos criar uma situação onde, garantidamente, 90% dos titulares de rendimentos da categoria B pagarão menos IRS com o novo modelo. Mas se é possível melhorar, estamos disponíveis para melhorar”, rematou o governante. 

 

Por: Idealista