por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | miguel.encarnacao@live.com

Praticar algum desporto e realizar alguma atividade física trás muitos benefícios para a sua saúde, tanto física com mental. Diversos estudos indicam que a prática de uma atividade física regular, estável e moderada, aumenta a qualidade de vida, ajuda a incorporar estilos de vida mais saudáveis e elimina fatores de risco associados ao sedentarismo.

Por exemplo, a prática de desporto implica uma serie de benefícios para o coração e para o sistema circulatório, pois a carga física aumenta a eficiência do coração, uma vez que este irá utilizar menos energia para trabalhar.

Mas há mais, o desporto regular favorece a circulação de sangue no coração e nos músculos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial, reduz a probabilidade de formação de coágulos e ainda, com esta melhoria da circulação sanguínea vai evitar-se a formação de varizes.

Outro dos benefícios de se fazer exercício é a melhoria da capacidade pulmonar e da capacidade de resistência da pessoa, uma vez que diminui a sensação de fadiga.

Praticar algum desporto também ajuda a queimar calorias, em vez de armazena-las no corpo, o que reduz o risco de excesso de peso ou obesidade e ainda mantém os níveis de açúcar no sangue mais equilibrados.

O desporto não oferece apenas benefícios para a sua saúde física, também melhora a sua saúde mental. Quando se faz exercício há a libertação de endorfinas que promovem a sensação de bem-estar. Para além disso, alivia o stress, melhora o sono e aumenta a autoestima, combatendo fenómenos como a depressão. O exercício melhor ainda as sua capacidades cognitivas, melhora a organização de tarefas difíceis e as tomadas de decisão.

Para que o exercício físico melhore a sua qualidade de vida, deve seguir as seguintes indicações, não só para evitar lesões mas para retirar o melhor rendimento da atividade:

 

- Escolha um desporto que goste e que o motive, para que não desista rapidamente;

- Deve manter-se sempre hidratado e beber bebidas ricas em minerais;

- “Oiça” sempre o seu corpo, para evitar problemas ou lesões, se notar algo estranho deve visitar o médico;

- Pratique o desporto de forma regular, incorpore esta atividade na sua agenda;

- Não se esqueça de alongar antes e depois do exercício;

- Adequar a alimentação conforme a intensidade do exercício praticado.