Ministro das Infraestruturas questionado no debate do orçamento de Estado

O deputado do PSD, Cristóvão Norte, confrontou ontem o Ministro do planeamento e das infraestruturas com a anunciado aumento de 25 cêntimos, 3, 1%, aplicado a cada passageiro que venha a desembarcar no Aeroporto de Faro em 2018. Este aumento é muito superior aos que serão aplicados em Lisboa e no Porto.

Cristóvão Norte pediu a intervenção do Governo, dando nota que “ quando se conhece que rotas estão a ser canceladas na época baixa – tal como foi o caso da Ryanair - e isso pode produzir um crescimento mais lento dos passageiros em Faro, ninguém percebe porque terá Faro o maior aumento nas taxas aeroportuárias. Lisboa  e Porto estão a crescer mais e têm aumentos menores”.

Realçando que as taxas têm um papel importante na competitividade da região- especialmente em época baixa- o parlamentar acentuou que “ o Governo tem a obrigação de verificar se os parâmetros para atualização das taxas estão a ser escrupulosamente observados, pois a região não deve suportar encargos que não lhe caibam”, frisando que um dos pressupostos do modelo de gestão foi “ a conservação em valores competitivos das taxas a aplicar na região, de modo a que a nossa principal atividade fosse valorizada, não prejudicada. “

De acordo com o tarifário para o próximo ano, em termos absolutos o aumento da receita regulada por passageiro terminal é de 19 cêntimos na rede ANA. Depois de Lisboa e Faro, no Porto a subida é de 17 cêntimos e nos Açores de oito cêntimos, ficando inalteradas as taxas nos aeroportos da Madeira e no terminal de Beja.

A variação do conjunto das taxas reguladas na ANA traduz-se, em termos anuais, num aumento médio de 1,97%, sendo que em Faro a subida será de 3,1%, no Porto de 2,19%, em Lisboa de 1,94% e nos Açores de 1,18%.