Nos dias 23 e 24 de novembro, o Hotel Dom Pedro, em Vilamoura, Concelho de Loulé, vai receber o Seminário Nacional da Bandeira Azul 2017.

No ano em que assinala 30 anos de existência, a Associação Bandeira Azul da Europa leva ao Algarve esta iniciativa onde terão lugar sessões dedicadas às seguintes temáticas: “O Mar que respiramos", “Não lixes a Tua Praia”, “Turismo – o novo Tigre da Economia” e "Embarcações Ecoturísticas – Educar, Proteger, Conservar".

No âmbito do Seminário, terão ainda lugar workshops sobre Marinas/Portos de Recreio/Docas de Recreio, Atividades de Educação Ambiental e Cumprimento de critérios Bandeira Azul e vistorias.

Promover e analisar a contribuição da implementação dos critérios Bandeira Azul em praias costeiras, do interior, marinas, portos e embarcações ecoturísticas para a sustentabilidade do litoral e para a importância de se desenvolverem esforços conjuntos com vista à conservação e proteção do litoral e para a necessidade de aplicação de políticas e práticas que contribuam para a gestão sustentável do território interface terra/mar; formar os participantes sobre o Ciclo do Carbono nos ecossistemas terrestres e marinhos enfatizando a importância da sua conservação e gestão sustentável; e tomar conhecimento com os recursos pedagógicos disponíveis sobre as temáticas a abordar relativos a educação e conservação dos oceanos são os principais objetivos deste evento.

Os Seminários Nacionais do Programa Bandeira Azul constituem uma base importante de trabalho multidisciplinar, no qual se procura a construção de uma sociedade de baixo carbono, mais racional e eficiente na utilização dos recursos e socialmente equitativa.

O Programa Bandeira Azul desempenha um conjunto de ações cujo objetivo principal é educar para a conservação, proteção e melhor gestão dos ecossistemas marinhos e terrestres. Estas ações de (in)formação, motivação e incentivo à investigação, visam uma maior capacitação para o surgimento de ações multiplicadoras e microprojectos à escala local com parcerias (escolas, comunidade, autarquias, administração pública e comunidade científica), facilitadoras de projetos de investigação-ação que possibilitam aprendizagens significativas e uma melhor compreensão resultante da exploração, interpretação de resultados e reflexão.

Refira-se que, ao longo dos anos, o Município de Loulé tem mantido uma importante parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, nomeadamente com a realização de um programas de atividades durante o período do verão, nas praias do Concelho.

 
Por: CM Loulé