O município de Lagoa associou-se pelo quarto ano consecutivo às comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, evento promovido pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), em parceria com a Associação dos Municípios Portugueses do vinho e municípios associados.

No passado sábado, a comissão de trabalho dedicada ao vinho do Município de Lagoa, acompanhada pela comunicação social, produtores e hoteleiros do concelho visitaram o recente projeto da Quinta dos Arcos.

A Quinta dos Arcos é um projeto empresarial conduzido por uma família sul-africana de ascendência portuguesa que decidiu investir cerca de 4 milhões de euros no coração do concelho de Lagoa, num projeto que juntará turismo, produção de cerveja artesanal e vinho, numa propriedade com cerca de 8 hectares.

Este é um projeto que foi criado de raiz, em que arquitetura não é contemporânea, mas de traça inspirada nos conventos algarvios, com claustros e grandes arcos luminosos, respeitando no seu todo a cultura e tradição portuguesa.

A família dos Santos acompanhada do seu consultor na área da vinha, apresentou o projeto, conduzindo, de seguida, os participantes numa agradável visita às diversas instalações, da quinta, nomeadamente à adega e cave, loja (para além de produtos próprios da Quinta, vão estar disponíveis trabalhos de artesãos locais), “fábrica” de cerveja e o tapas bar (que tem capacidade para receber cerca de 100 pessoas, e onde se podem consumir os petiscos típicos portugueses).

Após a visita foi proporcionada uma prova de cerveja artesanal e uma prova de vinhos acompanhada por tapas tradicionais (queijos, enchidos, frutos secos).

O Município congratula-se pelos investimentos que têm vindo a ser realizados no concelho nesta área, na medida em que o Enoturismo pode dar um contributo muito importante para trazer valor à região e mais emprego, a par da valorização de um produto que está profundamente enraizado na nossa cultura, na nossa identidade – o vinho.

 

Por: CM Lagoa