Na sexta-feira 17 de novembro, na Igreja da Misericórdia em Tavira, André Ferreira apresenta-se para o primeiro concerto de órgão na cidade integrado no Festival.

André Ferreira é Licenciado em Órgão pelo Conservatório de Amesterdão, onde estudou com Jacques van Oortmerssen, tendo igualmente a oportunidade de trabalhar com Pieter van Dijk. Concluiu o Mestrado em Órgão da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), sob a orientação de João Vaz. Iniciou os seus estudos de órgão com António Esteireiro no Instituto Gregoriano de Lisboa, continuando posteriormente com Jos van der Kooy no Conservatório de Haia. Frequenta a licenciatura em Oboé Barroco, com Pedro Castro, na ESML.

Como solista ou integrado em diversos agrupamentos musicais já efectuou recitais em Portugal, Espanha, Itália e Holanda. Colabora como organista com a Paróquia de S. Tomás de Aquino e com a Paróquia de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos. É professor de Órgão na Escola Diocesana de Música Sacra do Patriarcado de Lisboa.

André Ferreira escolheu para este concerto um programa contrastante que versará “O sacro e o profano no barroco italiano”.

O concerto seguinte em Tavira tem lugar a 24 de novembro na Igreja de Santiago, com a organista brasileira Elisa Freixo. Todos os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve 2017 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.

 

Por: Associação Cultural Música XXI