O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos realizou, dia 12 de novembro, diversas ações de fiscalização à pesca lúdica apeada, nos locais considerados de elevado risco de acidente, na Costa Vicentina.

Foram fiscalizados 20 pescadores lúdicos, não sendo levantado qualquer auto de contraordenação.

Aproveitando este tipo de fiscalização, foram intensificadas as ações de sensibilização com vista à adoção de comportamentos e medidas de segurança que possam mitigar o risco inerente a esta atividade.

Realça-se a necessidade de adoção de um conjunto de comportamentos e medidas que podem diminuir a probabilidade de acidente, ou em caso de este ocorrer, a probabilidade de resgate num menor espaço de tempo e com vida.

São eles o uso de colete, evitar-se esta prática sozinho, evitar locais de elevado risco, como sejam locais onde facilmente a ondulação possa chegar, não praticar esta atividade em alturas de temporal (vento e ondulação fortes), uso de sistemas de segurança nos pesqueiros que permitam em caso de desequilíbrio que a queda não ocorra.

Estes são comportamentos e medidas que devem ser adotados por todos os praticantes desta atividade pois, em caso de acidente, a taxa de resgate com vida é quase nula.

 

Por: AMN