A Águas do Algarve S.A., foi mais uma vez distinguida com a atribuição do «Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano" relativo à qualidade da água fornecida no ano 2016.

Esta distinção foi atribuída a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água pela Entidade Reguladora de Serviços de Aguas e Resíduos (ERSAR).

Os requisitos necessários para a atribuição desta distinção são entre outros, o cumprimento total da submissão atempada dos dados relacionados com o Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA), cumprimento total do número de análises agendadas no PCQA aprovado e 99% do cumprimento dos valores paramétricos, incluindo o cumprimento dos valores paramétricos para os parâmetros Bactérias coliformes e Eschericia coli, bem como todos os valores paramétricos de cheiro e sabor.

A empresa concessionária Aguas do Algarve, S.A., ao receber mais uma vez esta distinção, sustenta a elevada exigência de prestar um serviço de abastecimento público de água de excelência, que demonstra o cuidado com que planeia, submete e executa também as tarefas relacionadas com a demonstração da qualidade da água fornecida aos municípios do Algarve.

A prossecução da qualidade exemplar da água para consumo humano na Aguas do Algarve, S.A é o resultado de todo o trabalho desenvolvido nas diversas áreas da empresa concessionária desde a gestão das Origens de água disponíveis, o Tratamento da água nas estações de tratamento de água e a Adução através do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve com o fornecimento contínuo de água para consumo humano a mais de setenta pontos de entrega municipais, suportado por uma manutenção e gestão de ativos sustentada e uma monitorização e análise laboratorial exigentes da qualidade da água em todos os pontos do sistema.

A qualidade exemplar da água para consumo humano na Aguas do Algarve, S.A, é possível pela existência de práticas que assentam na gestão do risco e na garantia de que todas as ações são efetuadas tendo como objetivo o fornecimento contínuo de água segura para consumo humano.

A atribuição de mais um “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano" à Aguas do Algarve, S.A, comprova que o Plano de Segurança da Água da empresa se mantém, ao fim de uma década, com a vitalidade necessária para os próximos desafios.

“Tal como o Sol, a água quando nasce é para todos. A água é vida e a vida deve ser preservada. É também nesse âmbito da preservação e qualidade que trabalhamos todos os dias”. Joaquim Peres, Presidente da Águas do Algarve.

 

Por: ADP