Realiza-se esta sexta-feira, dia 17 de novembro, no auditório do Convento do Espírito Santo (antigo INUAF), em Loulé, o Encontro Regional dos Cuidados Continuados Integrados do Algarve,...

...subordinado ao tema: «RNCCI do Algarve – Cuidar em Segurança», organizado pela ARS Algarve no âmbito do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020 e de acordo com objetivos da Coordenação Nacional para a Reforma dos Cuidados Continuados Integrados e da Equipa de Coordenação Regional dos Cuidados Continuados Integrados do Algarve (ECRCCI).

Neste evento estarão presentes, o Coordenador Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados Continuados Integrados, Professor Manuel Lopes, que irá realizar uma comunicação subordinada ao tema «Novas Abrangências da RNCCI» e dois elementos da Equipa de Apoio à Coordenação Nacional, o Dr. Miguel Narigão, que irá falar sobre os «Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental» e a Dra. Carla Pereira que abordará o tema da «Funcionalidade na RNCCI».

Do mesmo constará uma mesa dedicada à segurança na medicação, com intervenções do Dr. Renato Santos, Médico da ECRCCI e da Dra. Carminda Martins, Farmacêutica do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHU Algarve) EPE, relacionadas com a «Qualificação Terapêutica – Benzodiazepinas» e a «Farmacoterapia no idoso», respetivamente.

Ao longo do dia serão abordados temas como o Regresso ao Domicilio, com comunicações da Dra. Sónia Pimpão da Equipa de Gestão de Altas do CHUA (Faro) e da Dra. Conceição Simões, elemento representante do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social na ECRCCI e a «Sobrecarga do Cuidador Informal em ECCI», com os resultados de um estudo realizado pelas Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) do ACES Sotavento, o qual será apresentado pelo Enfermeiro Marco Sousa, coordenador da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Santo António d`Arenilha e o Enfermeiro João Gil, da UCC Talabriga. A experiência da ECCI piloto de Évora «ECCI 24 Évora», será apresentada pela Coordenadora, Enfermeira Ana Carla Coelho, a qual virá partilhar os desafios que se colocam às Equipas Domiciliárias.

O Encontro finalizará com uma mesa dirigida ao Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2015-2020, com intervenções das Unidades de Internamento do Algarve, de acordo com os Objetivos Estratégicos nº 6, 7 e 9, nomeadamente, «Prevenir a ocorrência de quedas»; «Prevenir a ocorrência de úlceras de Pressão» e «Prevenir e controlar as Infeções e resistência aos Antimicrobianos».

 
Por: ARS Algarve