No âmbito do programa de salvaguarda da «Dieta Mediterrânica Todo o Ano» realiza-se, no dia 25 de novembro, pelas 10h30, na Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, a demonstração «Cozinhas Mediterrânicas com Azeite», sob a orientação do Chef Jorge Rodrigues.

Com esta ação é possível mostrar as diversas possibilidades culinárias do azeite, da azeitona e de outros produtos da época, bem como dar a conhecer como estes ingredientes são preparados noutras áreas de cultura mediterrânica, como cozinhar em família e quais os pratos especiais para miúdos e graúdos.

Esta iniciativa surge no seguimento de um conjunto de atividades promovidas pelo Museu Municipal de Tavira, durante o mês de novembro, as quais destinam-se ao público escolar e geral. As ações integram, ainda, a Semana Nacional da Cultura Científica e visam divulgar a cultura olivícola no concelho.

Neste sentido, estão previstas, igualmente, visitas dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico ao lagar da Cooperativa de Olivicultures de Tavira - Olicer, Lda., onde lhes será dada a oportunidade de acompanhar o trabalho de extração do sumo da azeitona: o azeite.

“Dieta Mediterrânica Todo o Ano” é um programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que tem como objetivo divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica. Pretende-se, na perspetiva da sustentabilidade (social, ambiental e económica), dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes-fazeres e as ameaças à sua continuidade, assim como explorar, experimentar e saborear.  

A inscrição, gratuita e obrigatória, deverá ser efetuada até dia 22 de novembro. Mais informações através do número 281 320 500 (ext.: 2305) ou do email: edu.museus@cm-tavira.pt.

 

Por: CM Tavira