Nos tempos que correm, em que se fala cada vez mais das Alterações Climáticas e de uma maior frequência de fenómenos meteorológicos mais extremos, importa estarmos preparados para uma melhor monitorização e acompanhamento das condições meteorológicas, no sentido de precaver e conseguir minimizar alguns dos possíveis efeitos desses mesmos fenómenos.

Nesse sentido, a Troposfera – Associação Portuguesa de Meteorologia Amadora estabeleceu um protocolo com o Município de Lagoa, para a cedência a título gratuito, de um detector de trovoada da rede Blitzortung a esse mesmo Município. Este detetor já se encontra instalado e em fase de testes junto à estação meteorológica do Sitio das Fontes, complementando, assim, o projecto Meteofontes.

A rede Blitzortung é uma rede mundial, com milhares de detetores instalados em todos os países e que, funcionando de forma integrada, permitem uma deteção mais precisa e em tempo real das descargas elétricas atmosféricas que estão a ocorrer num dado local. Todos os dados registados podem ser facilmente visualizados em www.blitzortung.org e, em breve, estarão também no site da Metefontes.

Desta forma, as próximas trovoadas que ocorrerem em Portugal e aparecerem no site da Blitzortung, já terão o contributo do detetor agora instalado no Sítio das Fontes, e qualquer pessoa poderá acompanhar o desenvolvimento de tempestades e estimar qual a sua deslocação, podendo precaver-se e tomar as devidas medidas de proteção com algum tempo de antecedência.

Este será mais um contributo Município de Lagoa e da Troposfera, em prol da prevenção e proteção das populações para a questão dos fenómenos atmosféricos.

 

Por: CM Lagoa