Na noite de 22 de novembro, em Tenerife, no Hotel Ritz Carlton foi anunciado pelo mais famoso e influente guia gastronómico do mundo, a atribuição de uma estrela Michelin ao Restaurante «Vista» chefiada pelo João Oliveira, no Bela Vista Hotel & Spa, na Praia da Rocha, em Portimão.

Isilda Gomes, a Presidente da Câmara de Portimão, congratula-se com a atribuição da primeira estrela Michelin a um restaurante deste concelho manifestando publicamente o seu orgulho e regozijo, tendo endereçado os parabéns aos envolvidos, pela criatividade e trabalho dedicado, divulgado por todo o mundo, o que dignifica o concelho de Portimão, elevando-o ainda mais a um patamar de referência no contexto mundial. Considerado por muitos como a praia mais famosa de Portugal, a Praia da Rocha ganha mais um importante atrativo, para além de já ser uma zona balnear de grande qualidade, que brinda os seus “convidados” com uma ampla oferta de estabelecimentos de lazer e restauração.

Esta distinção atestada pelo icónico Guia Michelin ao Chef João Oliveira é bem merecedora. A sua cozinha é já há algum tempo tido como digno de estrela — não é por acaso que nas edições anteriores do Guia era tido como um dos favoritos para ganhar o primeiro astro. O trabalho que tem desenvolvido está muito ligado ao mar e àquilo que ele dá, mais concretamente com a utilização de espécies menos conhecidas — ou tidas como menos nobres.

A presidente da autarquia irá apresentar na próxima reunião de câmara um voto de congratulação por esta importante distinção ao Vista, o restaurante do Hotel Bela Vista, que é o resultado visível de um longo e rigoroso trabalho na arte de bem receber e servir.

O Vista Restaurante sob a falésia da Praia da Rocha surpreende os cinco sentidos, por ser um local onde o requinte e a excelência se encontram com a tranquilidade da natureza. Um local com um cenário inspirador, onde a serenidade pode ser vivida em todo o seu esplendor.

O Guia Michelin é um guia turístico publicado pela primeira vez em 1900 pelos irmãos Édouard e André Michelin, donos da fábrica de pneus Michelin, com o objetivo de promover o turismo para o crescente mercado automobilístico. Atualmente está presente na maioria dos países europeus e em vários no mundo todo. É o guia de referência de hotéis e restaurantes, sendo o mais respeitado do mundo e que premeia os melhores restaurantes, classificando-os com estrelas (de 1 a 3). O Guia Michelin é publicado em Portugal desde 1974.

 

Por: CM Portimão