No âmbito de uma parceria entre o Município de Lagoa e a ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) realizou-se, no dia 18.11.2017 entre as 09:30 e as 17:00 no Convento de S. José, um Encontro de Professores sobre o tema «Programação e Robótica na Educação».

Com a participação de mais de 50 professores falou-se de “Projectos e Práticas” com alunos do Básico e Secundário com os professores Justino Correia, Duarte Duarte, Filipe de Jesus, Paulo Ribeiro, Paulo Cavaco e João Mateus e sobre o mesmo assunto, mas com alunos do 1º Ciclo e do Pré-Escolar com Paula Freire e Vitor Nobre.

Depois de animado almoço houve tempo e espaço para a prática com a realização de 3 oficinas:

1. Em que se testaram os motores, configuraram e programaram robots ANPRINO para realizar tarefas simples com Ardublocky, uma linguagem de programação por blocos e/ou por código e a demonstração das suas potencialidades em contexto educativo.

2. Introdução à Modelação e Impressão 3D de grande utilidade pois a evolução da impressão 3D tem mostrado perspetivas da modelação 3D, bem como a sua aplicação imediata. A modelação 3D faz parte de inúmeras disciplinas, incluindo as TIC no 7º ano e módulos dos cursos profissionais.

3. Arduino e os Sistemas Digitais sendo orientada para os módulos sobre sistemas digitais integrados na disciplina de Arquitectura de Computadores e programação e Sistemas de Informação do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

 

Por: CM Lagoa