O Município de Lagos já faz parte da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (RMpALAC), no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente,...

...e que integra cerca de 30 municípios dotados de instrumentos de planeamento de Adaptação Local às Alterações Climáticas.

A Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, esteve ontem, dia 23 de Novembro, em Loulé, para a Assinatura da Carta de Compromisso da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas e participação no 2º Conselho Geral da RMpALAC.

Refira-se que esta Rede, criada em dezembro de 2016, visa aumentar a capacidade dos municípios em incorporar a Adaptação às Alterações Climáticas nas suas políticas, instrumentos e intervenções, através da facilitação da troca de experiências entre instituições, técnicos e especialistas e da capacitação das autarquias locais.

Recorde-se a este propósito, que já em julho deste ano, a Câmara Municipal de Lagos apresentou publicamente o seu Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, que define uma estratégia de adaptação local às alterações climáticas e um plano de ação que a operacionalize, reduzindo a vulnerabilidade do território e promovendo a sua adaptação e resiliência. O território correspondente ao concelho de Lagos, pela sua localização meridional e litoral, enfrentará grandes desafios no futuro em resultado das alterações climáticas, sendo expectáveis implicações significativas sobre os sistemas naturais, sociais e económicos. Por essa razão, exige-se também ao nível municipal a rápida definição de uma resposta adaptativa que reduza a sua vulnerabilidade atual e futura.

Esta Rede de Municípios assume como os seus Objetivos Principais:

- Facilitar a troca de experiências entre municípios, fortalecendo as práticas em curso e o desenvolvimento de soluções inovadoras, alargando as práticas de adaptação local a mais municípios;

- Promover a troca de conhecimento e de experiências entre as autarquias locais, as instituições de ensino superior e do sistema científico e tecnológico, as empresas e o tecido associativo, ao nível da adaptação local;

- Promover relações de cooperação internacional com outras redes e estruturas, facilitando a incorporação de novas abordagens e soluções e divulgando as práticas implementadas pelos municípios portugueses;

- Promover a capacitação das autarquias, nomeadamente dos eleitos e dos técnicos, no domínio da adaptação às alterações climáticas ao nível local:

- Gerir e ampliar o sistema de informação de apoio à capacitação na adaptação às alterações climáticas desenvolvido no âmbito do ClimaAdaPT.Local.


Por: CM Lagos