- OncoDNA, companhia biotecnológica belga, lança um teste que otimiza os avanços da oncologia de precisão para obter a máxima informação de tumores específicos: OncoSELECT,

•OncoSELECT ajuda aos oncologistas nas fases da escolha da terapia e monitorização, facilitando a deteção de possíveis recaída

• O teste tem 6 características diferenciais que o tornam um teste inovador e prático para médicos especialistas e doentes: é custo-efetivo, permite adaptar o tratamento, destaca-se a sua facilidade de uso, especificidade, agilidade e sensibilidade

...um estudo rápido e minimamente invasivo de ADN circulante do tumor a partir de uma amostra de sangue para doentes com cancro do pulmão (NSCLC), cólon ou mama (ER + ou HER2 +).

Esta ferramenta de diagnóstico permite, em primeiro lugar, identificar soluções terapêuticas para os doentes com cancro do pulmão, cólon e mama de forma rápida e simples sem necessidade de reutilizar a biopsia do tumor. Em segundo lugar, monitorizar a evolução destes tumores e, em terceiro lugar, detetar a resistência ao tratamento assim que esta se revele.

OncoSELECT, que foi apresentado no último Congresso da ESMO (European Association for Cancer Research) pela OncoDNA, nasceu para responder e atender às necessidades e requisitos precisos dos oncologistas face aos pedidos de muitos especialistas em análises para alguns tipos de tumores. O plano é para o OncoSELECT continuar a desenvolver-se para outros tipos de tumores específicos.

O teste que foi concebido e projetado especificamente para cancro da mama, cancro do cólon e cancro do pulmão de células não pequenas, caracteriza-se pela sua agilidade na redução do campo de análise, sendo mais seletivo no estudo e monitorização de genes, pela facilidade de uso quando realizada com uma simples amostra de sangue, por permitir adaptar o tratamento do doente e por ser custo-efetivo. É um teste único porque se concentra apenas nos tratamentos alvo que são importantes em cada tipo de cancro.

Procedimento

A ferramenta de diagnóstico OncoSELECT é especialmente útil na rotina clínica diária para o cancro da mama, cancro do cólon e cancro do pulmão de células não pequenas. O estudo realizado pela OncoDNA materializa-se numa prova de mais de 100 mutações conhecidas de resistência e sensibilidade a terapias direcionadas, sendo os genes selecionados para cada tipo específico de cancro. Compreende quatro etapas simples:

✓ Biópsia líquida: extração da amostra de sangue e expedição para os laboratórios da empresa

✓ Receção e controlo da qualidade da amostra

✓ Análise da amostra (sequenciação NGS) e elaboração de relatório com a identificação dos potenciais alvos terapêuticos

✓ Após 7 dias úteis, o relatório completo é enviado ao oncologista

Para monitorizar a evolução do cancro, quer seja do pulmão, cólon ou mama, OncoSELECT deveria realizar-se idealmente a meio do tratamento e duas semanas após a última dose. Posteriormente, o tempo dependerá do tratamento, do tipo de cancro e da história do doente, embora a OncoDNA indique que é aconselhável realizar o seguimento a cada três meses ou com a frequência indicada pelo oncologista.

“OncoSELECT é um grande passo dentro da oncologia de precisão para aproximá-la da prática clínica de forma custo-efetivo, abre uma nova janela de oportunidades tanto no diagnóstico, personalização como no tratamento frente a recaídas. Converte-se assim numa ferramenta imprescindível para o oncologista e para a vida do doente”, explica Luis Alvarez, responsável de desenvolvimento de negócio em Portugal.

 

Por:  Filipa Ferreira da Silva