«Vi na net a publicidade a uma antena que permitia apanhar vários canais pagos, de forma gratuita, isto é verdade?»

A publicidade à antena aparece em diferentes sites e nas redes sociais com nomes distintos («Antena Digital”, «TV Fox» ou «TV Surf») e descrições parecidas. As várias descrições indicam que é uma antena digital que permite ver gratuitamente a maioria dos canais que tem no seu pacote de TV por subscrição,... mas testámos a antena e verificámos que se trata de uma fraude, com publicidade enganosa cheia de imprecisões.

Trata-se de uma antena TDT vulgar, não amplificada, que mostrou um desempenho regular. Como seria de esperar, a antena permite apenas a receção dos 7 canais de acesso livre TDT, que podem ser acedidos por qualquer outra antena. Numa das páginas que publicitava a antena encontrámos referências a leis “inventadas”, sem fundamento, por exemplo, era referido que os operadores de cabo são obrigados, por lei, a emitir de forma gratuita os canais que integram nos seus pacotes comerciais. Mas não existe nenhuma lei que os obrigue a fazê-lo.

Nas descrições é referido que a tecnologia avançada da antena impede que a receção do sinal seja afetada pelas condições meteorológicas. Mas as condições meteorológicas podem sempre afetar a propagação e inerentes condições de receção do sinal TDT e, caso isso suceda, não é esta, nem nenhuma antena que o pode evitar.

A antena é anunciada por menos de € 39 (em promoção), sem subscrições ou custos mensais. Ninguém compra uma antena TDT num regime de subscrição e, além disso, é possível encontrar no mercado antenas TDT sem amplificação (tal como a analisada) entre € 10 e 15 euros. Assim, esta é cara para o que oferece.

Estamos perante um caso de tentativa de burla, onde são usadas inúmeras imprecisões, mentiras deliberadas e conteúdos manipulados para tentar aliciar os consumidores a adquirir o produto. Não aconselhamos nenhum consumidor a adquirir esta antena.

Trata-se de uma vulgar antena DVB-T (TDT), de pouca qualidade e que não vale o montante pedido. Pode adquirir uma antena TDT semelhante, por um preço inferior, numa loja da especialidade ou nas grandes superfícies. A maioria das páginas que consultámos com informação do produto recorria a uma prática de publicidade enganosa, por isso, vamos denunciar este caso às autoridades competentes.

 
Por: DECO