A procura é muita e a oferta, por outro lado, bastante limitada. A atividade de crédito, essa, continua em alta.

Este é o retrato do mercado residencial português, um cenário que está a permitir que os preços das casas regressem ao níveis pré-crise, de acordo com inquérito mensal Portuguese Housing Market Survey (PHMS), produzido em parceria pela Confidencial Imobiliário (Ci) e pelo RICS.

“O mercado residencial está a beneficiar de um aumento da nova atividade de crédito, o que, associado ao desequilíbrio entre a oferta a procura, está a permitir que os preços se aproximem dos níveis praticados antes da crise. O Índice de Preços Residenciais calculado pela Ci encontra-se agora menos de 1% abaixo do máximo registado em 2010”, comenta Ricardo Guimarães, diretor da Ci.

O PHMS de outubro revela ainda que os operadores inquiridos (agentes, proprietários e promotores) acreditam que os preços das casas irão subir, em média, 5% nos próximos 12 meses, revendo em alta as perspetivas de crescimento de 4% que antecipavam em setembro. E no longo prazo as perspetivas são igualmente fortes, prevendo-se um crescimento médio anual dos preços em torno dos 6% nos próximos cinco anos.

“A confiança dos operadores no mercado é bastante elevada, pois o movimento de crescimento dos preços não se baseia apenas no aumento do financiamento, mas é também suportado pela dinâmica de outras fontes de procura, como a compra de casa para fins turísticos, destinados ao arrendamento de curta duração”, explica o responsável.

 
Por: Idealista