Novos sons e leituras da era digital na sessão solene do Dia da Cidade que tem como convidada especial Isabel Alçada

Portimão prepara-se para, na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, viver o Dia da Cidade com várias iniciativas que abordam os novos desafios do futuro e as oportunidades que este coloca em especial às novas gerações, volvidos noventa e três anos após a elevação de Portimão a cidade, por decreto lei assinado em 1924 por Manuel Teixeira Gomes, ilustre portimonense e na altura Presidente da República.

As comemorações oficiais de Dia da Cidade terão início, pelas 10h00, com o tradicional Hastear das Bandeiras, frente aos Paços do Concelho, com a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense, Fanfarra da Associação de Bombeiros Voluntários de Portimão e da Sociedade Columbófila de Portimão, da PSP, GNR e PM- Capitania e Associação de Fuzileiros do Algarve.

A sessão solene do Dia da Cidade que terá lugar pelas 11h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho será marcada pelo espírito da era digital que, através das novas tecnologias, traz novas oportunidades e descobertas para as novas gerações e permite estreitar tempos, culturas, histórias e potenciar novas experiências.

Isabel Alçada é a convidada especial da Sessão do Solene e por esta ocasião irá partilhar a sua importante experiência na “ Promoção da Leitura na Era Digital” e na forma como esta abre as portas a novos desafios e um mundo novo de saberes, partilha de conhecimentos e formas de estar com o outro.

Nesta nova era digital, os alunos do 4º ano da EB José Sobral, pertencentes ao Agrupamento de Escolas da Bemposta, irão trazer até à Sessão Solene do Dia da Cidade a figura de Manuel Teixeira Gomes, através da leitura do livro digital “Portimão”, integrado na Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal e recentemente disponibilizado em todas as Bibliotecas Escolares do Município.

Os momentos musicais também serão marcados pelo futuro, por isso serão momentos “musicodigitais”, e estarão a cargo dos artistas Portimonenses Rafael Correia - SICKONCE, Hugo Perez - D'JOY, Vasco Fortes - Buta Nite e Hugo Santos – YLS pertencentes ao coletivo ContraBASE Lab da Contramaré- Associação Cultural de Portimão que irão proporcionar novos sons e uma viagem muito especial entre o passado e o futuro por ocasião deste Dia da Cidade.

O coletivo ContraBASE Lab nasceu em Setembro de 2015 no seio da Contramaré com o objetivo de unir semanalmente os seus membros ligados ao Universo Sonoro e rapidamente tornou-se um espaço utilizado por DJs, Músicos, Sonoplastas e Técnicos de Som para trocar experiências e competências, com os mais diversos níveis de conhecimento e experiência nestas áreas assumindo-se como uma plataforma de enriquecimento técnico e criativo de grande potencial pedagógico para uma comunidade mais alargada. 

As intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Portimão e da Presidente de Câmara farão, como é habitual, parte do programa da Sessão Solene do Dia da Cidade.

As comemorações do Dia da Cidade prosseguem, na parte da tarde, pelas 16h00 com uma visita oficial ao Parque Infantil do Caneco e, às 16h30 com a inauguração do jardim do Bairro dos Pescadores (Rua dos Mestres Maçanita), dois espaços públicos que, após obras de recuperação e requalificação são devolvidos à cidade proporcionando, por um lado, um novo espaço onde as crianças podem brincar em segurança e por outro,  dando uma nova vida a um jardim emblemático que volta a ser ponto de encontro e convívio para quem reside nesta zona.

O Programa Oficial das Comemorações do Dia da Cidade tem início já na sexta-feira, dia 8 de Dezembro, com o 1º aniversário do Espaço Raiz, por parte da Teia d’Impulsos- Associação Social, Cultural e Desportiva que promove um “ Dia Aberto” entre as 10h00 e as 18h00, no antigo espaço da Escola da Pedra Mourinha, com várias atividades dedicadas a todas as idades e vários interesses, desde um mercado de Natal, exposições, Workshops, aulas de demonstração, teatro, música…

Pelas 16h00, no Museu de Portimão é inaugurada a Exposição Günter Grass: “Encontros” que dá a conhecer obras do escritor, poeta, dramaturgo e artista plástico, que em 1999 ganhou o Prémio Nobel da Literatura.

No fim de semana em que se comemora o Dia da Cidade, Portimão é anfitriã do XXIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses que terá lugar no Portimão Arena no dia 9 de dezembro, reunido autarcas de todo o país para debaterem a descentralização e temas como as finanças locais e o próximo quadro comunitário de apoio, sendo esperadas as intervenções do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro Ministro, António Costa.

O concerto que marca as Comemorações do Dia da Cidade terá lugar na noite de sábado, 9 de dezembro, pelas 21h30 no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão pela Orquestra juvenil de Guitarras do Algarve, da Associação de Guitarra do Algarve que por esta ocasião convidou a EBS da Bemposta, o Grupo Coral Adágio, a soprano Ana Margarida Marreiros, o grupo de Ginástica Rítmica do CIRM e o Rancho Folclórico da Figueira para um espetáculo muito especial. A entrada é gratuita mediante levantamento prévio de bilhete no local.

O dia 10 de dezembro será marcado pela apresentação do livro “Igreja Matriz de Portimão_ 550 Anos de História (1467-2107), um ensaio monográfico da autoria de Nuno Campos Inácio que será apresentado pelo próprio, pelas 16h00, na Igreja Matriz de Portimão.

Pelas 17h00, será inaugurada a exposição fotográfica “ Algarvios” de autoria de Vitor Pina. Esta exposição abriu a 3.ª edição dos Encontros de Fotografia de Lagoa e ficará patente na Casa Manuel Teixeira Gome até dia 27 de dezembro.

O Associativismo, como já é habitual, marca de forma especial a vivência do Dia da Cidade e por estes dias dinamiza muitas das manifestações desportivas, culturais e lúdicas programadas e que marcam as Festividades, no âmbito do Dia da Cidade.

O Programa completo das Comemorações do Dia da Cidade – momentos oficiais e festividades, estará disponível para download em www.vivaportimao.pt

 
Por: CM Portimão