Tendo em vista a transmissão da importância dos presépios tradicionais algarvios e numa perspetiva de reafirmar as memórias coletivas materializando as nossas tradições natalícias, a Câmara Municipal de Silves irá reeditar, em mais um ano, a atividade Presépios Tradicionais Algarvios. Os mesmos poderão ser visitados de 11 de dezembro a 06 de janeiro nos mercados municipais de SB Messines e de Silves, assim como no Museu Municipal do Traje e das Tradições.

Esta atividade, que resulta de uma parceria com as juntas de freguesia locais, contará com a colaboração dos utentes do Pólo de Educação ao Longo da Vida de SB Messines e de Silves.

De salientar que o Museu do Traje e das Tradições contará, ainda, com a montagem do designado “Presépio em trono”, característico do barrocal e que se encontra em risco de desaparecimento da memória coletiva. Esta variante do presépio é caracterizada pela execução em forma de estrado, decorado com rendas artesanais, laranjas e searas de trigo. No cimo e a coroar, a imagem do menino Jesus em trono, lateralmente e a ornamentar, verdura campestre.

O telefone 282 440 862 e o email museu.municipal@cm-silves.pt são os contactos do Museu Municipal de Arqueologia de Silves disponíveis para o fornecimento de informações adicionais.

HORÁRIOS:

» Mercado de SB Messines | 07h30 – 14h00

» Silves | 07h00 – 14h00

Encerra aos domingos e feriados

 

Por: CM Silves