No próximo dia 10 de dezembro, pelas 17h00, a Banda Filarmónica Artistas de Minerva apresenta no Cine-Teatro Louletano o espetáculo «Filarmónicas, Conservatórias do Povo».

Considerando que ao longo de centenas de anos as bandas filarmónicas se encarregam de fazer o ensino da música junto das comunidades onde se encontram inseridas, sendo mesmo apelidadas de conservatórios do povo, a Banda da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva de Loulé pretende assinalar tal facto realizando um concerto que irá desde a apresentação de alunos em inicio de formação, passando pela banda escolar até à sua integração na filarmónica.

A Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva foi fundada em 21 de maio de 1876, então com 17 músicos, passando a ser conhecida por “Música Nova”. Conheceu um período de particular apogeu entre os últimos anos de Oitocentos e o início do século XX.

Mantendo uma vitalidade cultural sem interrupções até aos nossos dias, a banda é composta atualmente por 44 músicos de ambos os sexos, com idades que vão dos 10 aos 74 anos. Com uma escola de música integrada na estrutura, aí são ministradas gratuitamente aulas nas disciplinas de Instrumentos de Sopro, Percussão, Formação Musical e Classe de Conjunto. A Banda Filarmónica é ainda uma presença assídua em festivais nacionais e em Espanha, organizando também masterclasses e vários certames culturais em que participam agrupamentos de música desde orquestras sinfónicas e bandas militares até outros projetos musicais. A Banda Artistas de Minerva é geminada com a Banda de la Escuela de Música de Punta Umbria (Huelva).

O concerto tem uma duração aproximada de 90 minutos, é de entrada gratuita e dirige-se a maiores de 6 anos. A organização cabe à Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, contando com o apoio da Câmara Municipal de Loulé/Cine-Teatro Louletano.

Para mais informações os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização.

 
Por: CM Loulé