Decorreu no sábado, dia 9 de dezembro, a inauguração do Presépio de Sal, este ano patente na Casa do Sal, em Castro Marim. Patente até ao dia 6 de janeiro, esta iniciativa prima por promover o grande motor económico, social e cultural de Castro Marim, o sal, e por enriquecer a ligação simbiótica de Castro Marim à atividade salineira.

Para a construção deste presépio foram necessárias 6 toneladas de sal do “melhor sal do mundo”, o dobro do ano anterior, para uma espaço com cerca de 80m2, e um mês de trabalho para reunir esculturalmente as cerca de 3800 peças que o compõem.

Na inauguração, marcaram presença os representantes das várias entidades que se envolveram nesta iniciativa, entre os quais a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, e o presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim, Vitor Esteves, para além do autor da ideia, Andrelino Pena. 

“O Presépio de Sal é uma outra forma de valorizar este produto, pela capacidade de atracão de visitantes. Acreditamos que esta parceria e esta ação na Casa do Sal orgulham todos os castromarinenses, e terão uma enorme dimensão económica, cultural, social e religiosa. As vendas dos subprodutos, de todos os produtores, inserem-se numa estratégia mais lata que Castro Marim assumiu com a abertura do Mercado Local”, referiu a vice-presidente da câmara municipal sobre esta iniciativa, acrescentando que a Casa do Sal é hoje um espaço cultural que em muito tem contribuído para a afirmação do nome de Castro Marim, como palco de inúmeras e diferenciadas iniciativas, que valorizam o seu ouro branco, o sal e a flor de sal de Castro Marim.

O Presépio de Sal pode ser visitado todos os dias, entre as 10h00-13h00 e as 14h00-18h00, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, que funcionará entre as 15h00 e as 18h00.

Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Castro Marim e conta com os apoios da Câmara Municipal de Castro Marim e empresa municipal Novbaesuris.

 

Por: CM Castro Marim