O XIV Congresso Regional da Juventude Socialista do Algarve realizou-se no passado sábado, dia 9 de dezembro, no Instituto Português da Juventude e do Desporto, no qual foi eleito, por unanimidade, presidente da federação da juventude socialista do Algarve, Abel Matinhos, de 22 anos.

Neste consílio regional dos jovens socialistas foi discutida a Moção Global de Estratégia "Afirmar o Algarve- Construir o Futuro" em torno da qual foram debatidas temáticas importantes para os jovens algarvios como: as alterações climáticas , o emprego, a mobilidade e transportes e a habitação. Estas temáticas em especial deverão marcar a intervenção política desta estrutura partidária nos próximos dois anos.

Destaca-se sobretudo o foco sobre a necessidade de construir um plano regional de adaptação às alterações climáticas e a prossecução de políticas públicas ambientais e de políticas de sensibilização e consciência cívica ambiental como primordiais para o presente e futuro de todos.

Temas como educação, saúde, qualificação da democracia, descentralização também não foram esquecidos.

Nesta mesma ocasião foram eleitos também Rui Anselmo como Presidente da Mesa Comissão Política federativa e ainda, Joana Guinote como Presidente da comissão Federativa de Jurisdição.

A abertura do congresso contou com a presença do Secretário de estado das Florestas Miguel Freitas e do director regional do IPDJ Custódio Moreno e o encerramento do Congresso contou com a intervenção final do recém-eleito Abel Matinhos que agradeceu o resultado unânime e a união em torno desta candidatura. Intervieram ainda o presidente da concelhia PS FARO,Luís Graça;A Presidente do departamento federativo das mulheres socialistas e deputada da AR,Ana Passos; O secretário de estado das Pescas, José Apolinário; Presidente da Federação do Partido Socialista do Algarve e Deputado à Assembleia da República, António Eusébio e o representante do Secretariado Nacional da Juventude Socialista, Eduardo Alves.

 

Por: Juventude Socialista