Quarta, 24 de Janeiro de 2018 |
Apelido - Rua

07:14 - 27/12/2017     197 visualizações OPINIÃO
Atualizado em: 27/12/2017
Imprimir
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Rua(s) como apelido (fig. brasão) teve início em (1) Afonso Anes da Rua, senhor de Quinta com o mesmo nome, a qual ficava provavelmente no Algarve. Em 1389 participava nas Guerras com Castela e foi mesmo Alferes do Condestável Nuno Álvares Pereira. Estribeiro-Mor do Infante “Santo” D. Fernando, acompanhou-o no cativeiro em Fez (1437-43), consequente do desastre de Tânger. Afonso foi alcunhado na língua dos Mouros de “Xeque Rua”, ou “Chefe da Cavalariça” e teria adotado “Rua” como apelido. Segundo outros “Rua” teria origem no seu casamento com uma Castelhana deste apelido, o qual existe de origem toponímica nas Astúrias. Os filhos Gomes, João e Eiria seguiram o apelido (Felgueiras Gaio, 1678).

(2) Álvaro Anes da Gama participou na Batalha do Salado (1340) que opôs D. Afonso IV de Portugal e seu genro D. Afonso XI de Castela aos Mouros. Servio ainda D. Fernando (1367-1383), era de Olivença e passou ao Algarve onde casou com Maria Esteves Barreto. Foram pais de (1) Afonso Anes da Rua, de Diogo da Gama, de Ayres da Gama e de Estêvão da Gama. Ayres foi bisavô de Vasco da Gama, enquanto Estêvão foi bisavô de Luís de Camões (Mascarenhas Barreto, 1988). O autor e o heroi dos “Lusíadas” eram primos em 3º grau...

(3) João Álvares da Gama, tal como o filho (2) Álvaro Anes da Gama, participou na Batalha do Salado. Era de Olivença e foi casado com Guiomar Cogominho, irmã de seu cunhado Estêvão Cogominho (S-0151_Ch3_en.pdf).

(4) Álvaro Anes da Gama, o mais antigo que se conhece do apelido, pode ter vindo de Gama, na Cantábria. Vivia em Olivença, participou na conquista do Algarve (1249) e foi pai de (3) João Álvares da Gama.

Vasco Estevez Rooaz é o mais antigo do apelido encontrado (1403) nas Actas de Vereação de Loulé. Esta data é anterior ao cativeiro de (1) Afonso Anes Rua, pelo que o seu apelido terá outra origem. Poderá vir da esposa Castelhana, ou tê-lo adoptado de sua mãe, Maria Esteves Barreto. Esta pode ser irmã de Vasco Estevez Rooaz, dado apresentar o mesmo patronímio “Esteves”...

 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos