É já no próximo ano que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai reforçar o IRS automático. O mecanismo, até agora disponível apenas para os contribuintes com rendimentos do trabalho dependente, pensões e sem filhos, vai passar a abranger as famílias com dependentes.

Significa isto que o automatismo deverá chegar, no total, a cinco milhões de pessoas.

Além da simplificação e rapidez associadas ao processo, esta medida permite aos contribuintes receber mais cedo o reembolso. De acordo com o Diário de Notícias (DN), em 2017, os primeiros cheques começaram a chegar à conta dos contribuintes 11 dias depois da submissão da declaração.

De recordar que o IRS automático arrancou em 2017 para todos os contribuintes que obtiveram rendimentos das categorias A (trabalho por conta de outrem) e H (pensões). No total foram abrangidas cerca de 1,8 milhões de pessoas, mas o Fisco quer alargar o automatismo de forma gradual.

Segundo a publicação, a inclusão das famílias com filhos no IRS automático estará dependente de cumprirem “as condições adicionais previstas no decreto regulamentar” que ainda vai ser aprovado e que definirá quais as situações que ficam de fora do automatismo.

O prazo para a entrega do IRS arranca dia 1 de abril e termina a 31 de maio. Quem reunir as condições exigidas para ter o IRS automático terá apenas de verificar os valores (de rendimento e deduções) pré-preenchidos pelo Fisco, aceitá-los e confirmá-los. Dados divulgados pelas Finanças revelam que mais de 800.000 pessoas aceitaram e confirmaram a declaração automática do IRS.

 

Por: Idealista