A proposta de Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2018, que definem as linhas de desenvolvimento estratégico para Lagos, foram aprovadas pelo executivo municipal em Reunião de Câmara. As GOP para o próximo ano têm um valor global de 59 389 626,00€ (cinquenta e nove milhões, trezentos e oitenta e nove mil, seiscentos e vinte e seis euros).

O documento aprovado, e que inclui igualmente o Orçamento, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI) e as Atividades mais Relevantes da gestão autárquica, soma mais nove milhões do que o de 2017. A resposta em termos de política habitacional, a qualificação do ambiente urbano, a melhoria das acessibilidades e da mobilidade, assim como a limpeza urbana e a requalificação do património histórico-cultural, mas também a valorização e promoção dos recursos naturais serão as áreas prioritárias de ação para o próximo ano.

De acordo com a Presidente da autarquia, Maria Joaquina Matos, “as Grandes Opções do Plano traduzem um conjunto de intenções alicerçadas num momento financeiro mais favorável, resultante de todo um processo de estratégia, empenho e rigor, que nos permitiu a redução da dívida e dos prazos de pagamento a fornecedores, mas também assente nos diversos programas financeiros comunitários”.

O documento desenvolve-se a partir de quatro eixos unificados através de vários objetivos estratégicos que encontrarão a devida materialização em diversas estratégias e ações operacionais.

Naturalmente, o território e as suas gentes estão sempre no horizonte de toda a atuação municipal e, por essa razão, Lagos mais solidária, segura e saudável é o primeiro eixo que se pretende alimentar. Conscientes da carência de uma política habitacional concelhia e a necessidade de responder aos novos desafios que as atuais mudanças nas dinâmicas habitacionais colocam, tornam, de acordo com o executivo municipal, “premente encetarmos um conjunto de ações articuladas que permitam a minimização do impacto que a falta de resposta habitacional imprime nas vidas de quem escolhe o nosso município para viver”.

A qualificação do ambiente urbano, a melhoria das acessibilidades e da mobilidade, assim como a limpeza urbana darão expressão ao eixo Lagos mais ordenada, acessível e limpa.

Garantir Lagos mais sustentável é um compromisso estruturado na eficácia de um adequado sistema

de planeamento e gestão territorial, focado na harmonia entre a qualidade ambiental, paisagística e cultural. “Pretendemos constituirmo-nos como concelho de diferenciação e autenticidade”, afirma a Presidente da autarquia, avançando que “queremos a requalificação do nosso património histórico-cultural, mas também a valorização e promoção dos nossos recursos naturais, criando sinergias potenciadoras da nossa atração enquanto destino de referência, sustentadas numa política de equilíbrio e sustentabilidade”.

Por fim, o executivo municipal ambiciona um Município mais próximo das pessoas, focado nas suas reais necessidades, comunicativo, próximo, fortalecido nas potencialidades das novas tecnologias, participativa e inclusiva. Para o executivo municipal é fundamental “ser próximos dos nossos, queremos ouvir as suas propostas e concretizá-las, queremos que o sentimento de pertença seja bilateral, queremos que todos encontrem na política municipal, expressão própria e orgulho de ser Lacobrigense”.

Em suma, as Grandes Opções do Plano para 2018 encontrarão o seu suporte num plano assente em quatro eixos estratégicos:

I – Lagos mais Solidária, Segura e Saudável

II – Lagos mais Ordenada, Acessível e Limpa

III – Lagos mais Sustentável

IV – Lagos mais Próxima das Pessoas

A Proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2018, bem como o Mapa de Pessoal e o Plano de Formação para o próximo ano económico, serão submetidos à apreciação e aprovação da Assembleia Municipal. O documento ficará posteriormente disponível para consulta no Balcão Virtual da autarquia em www.cm-lagos.pt.

 

Por: CM Lagos