Ao longo do ano de 2017, criou-se uma parceria com a nutricionista Teresa Lourenço e a União de Freguesias de Tavira, com o intuito de abordar alguns temas, promotores de saúde, sobre nutrição e alimentação com a comunidade.

A série de Workshops iniciou-se em Fevereiro com o objetivo de aumentar a literacia dos participantes sobre as Sopas, o 2º Workshop visava a correta elaboração de Saladas e aconteceu no mês de Maio, o 3º Workshop concretizado em Junho destinou-se a explicar e a demonstrar qual a diferença entre Smoothies e Batidos. Por último, no passado dia 14 de Dezembro realizou-se o 4º Workshop, que respeitou o formato que a nutricionista nos vem habituando nas suas sessões, com uma estrutura de 2 partes, sendo a primeira parte sempre mais teórica (incluindo informações nutricionais) e a segunda parte mais prática.

Concretamente no dia 14 de Dezembro, entre as 18h30 e as 20h00, a nutricionista abordou as características alimentares natalícias portuguesas, ou seja, o que os portugueses gostam de ingerir no dia de natal e quais os doces que preferem. Durante esta hora e meia ainda foram desvendados os três principais pontos-chave para se conseguir ter uma época natalícia saudável e não aumentar o peso. Seguiu-se a discussão de algumas receitas natalícias tradicionais e as possíveis alterações (quantidades, ingredientes, método de confeção) que podem fazer toda a diferença no valor calórico total e consequentemente na balança, este foi o momento que fomentou maior surpresa nos participantes, uma vez que pequenas modificações conseguem atingir reduções calóricas muito interessantes por pessoa. Para finalizar a primeira parte, a nutricionista ainda apresentou algumas ideias interessantes para a elaboração caseira de presentes de natal económicos, saudáveis, originais e simples.

Na segunda parte os intervenientes puderam elaborar uma dessas ideias (azeite aromatizado), onde tinham ao seu dispor um azeite, um meio ácido (vinagre) e algumas ervas aromáticas e condimentos para aromatizar.

Este workshop contou com 16 intervenientes, com o patrocínio da Olicer - Fábrica De Extração De Azeite, Bagaço e Cerâmica Lda. (Cooperativa Agrícola de Tavira), que ofereceu o azeite Essência do Campo, imprescindível para a qualidade final de excelência, do presente elaborado pelos participantes; e ainda, com a presença da empresa Dias de Aromas através da apresentação dos seus produtos (ervas e condimentos) provenientes de agricultura biológica sem qualquer tipo de aditivos e pesticidas.

 

Por: Teresa Lourenço