Em fevereiro de 2014, após uma reunião com a comunidade local de pescadores, mariscadores e operadores marítimo-turísticos da zona da Fábrica/Cacela Velha, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o anterior Governo PSD/CDS sobre a necessidade da realização de dragagens nesta zona da Ria Formosa (pergunta n.º 1064/XII/3.ª, de 13 de fevereiro de 2014).

Apesar da notória urgência de uma intervenção na zona da Fábrica/Cacela Velha, o anterior Governo não se dignou responder, relevando um profundo desprezo pela proteção do ambiente e pelas atividades económicas desenvolvidas na Ria Formosa.

De acordo com informação recolhida pelo PCP, a situação denunciada no início de 2014 registou um agravamento nos últimos anos, com a destruição da duna primária e a deposição de areias no interior da Ria Formosa.

O sítio da Fábrica/Cacela Velha, situado no extremo oriental da Ria Formosa, conta com uma comunidade local que se dedica à pesca e à produção de bivalves, assim como a atividades marítimo-turísticas. Contudo, as atividades económicas desta comunidade local têm sido extremamente prejudicadas, e em alguns casos inviabilizadas, devido à destruição da duna primária e ao assoreamento da barra e dos canais de navegação.

A fim de preservar este valioso património ambiental e permitir a recuperação das atividades económicas tradicionais no sítio da Fábrica/Cacela Velha é necessária uma intervenção urgente para reposição do cordão dunar e desassoreamento da barra e dos canais de navegação.

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, questionou o Ministro do Ambiente, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:

  1. Reconhece o Governo que o processo de destruição do cordão dunar e de assoreamento da barra e dos canais de navegação na zona da Fábrica/Cacela Velha coloca em risco este valioso património natural e prejudica, ou mesmo inviabiliza, as atividades económicas aí desenvolvidas de pesca, produção de bivalves e marítimo-turísticas?
  2. Tenciona o Governo proceder à realização de dragagens e ao reforço do cordão dunar nesta zona da Ria Formosa? Quando terá lugar esta intervenção?

 

Por: PCP