Com o aproximar das festividades da noite de fim ano, a Autoridade Marítima Nacional aconselha para não ir a ao banho, em especial se tiver consumido bebidas alcoólicas.

A previsão do estado do mar na costa oeste a partir do final da tarde de hoje e até dia 2 de janeiro, com previsão de ondas até 5 metros de altura no mar que provoca forte rebentação junto à faixa litoral, ao que se junta a baixa temperatura da água do mar normal para a época do ano, são fatores de risco para as pessoas e que aumentam a probabilidade de ocorrência de acidentes com aqueles que nesta altura do ano gostam de ir a banhos. 

Assim, a Autoridade Maritima Nacional recomenda à população em geral que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumem uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.

Aos pescadores lúdicos de pesca à cana aconselha-se cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que nesta condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

 

Por: AMN