Os Reis Magos da localidade raiana de Ayamonte (Espanha) visitam Vila Real de Santo António, no dia 5 de janeiro, assinalando desta forma as comemorações do Dia de Reis, festejado no dia seguinte.

A iniciativa faz parte das atividades da Eurocidade do Guadiana e das celebrações de Natal em VRSA e recria a tradição da «Cabalgata de Reyes», cortejo que atrai centenas de pessoas até às ruas das cidades e vilas espanholas.

A atividade começa em Castro Marim, prevendo-se a chegada dos Reis Magos a Vila Real de Santo António, às 11h30. Através desta parceria, as três localidades partilham a cultura e as tradições que marcam a identidade de cada um dos municípios raianos.

A visita integra ainda um cortejo pelas ruas de VRSA e pela Praça Marquês de Pombal, onde se encontra instalada a Aldeia de Natal. O percurso será acompanhado pela Banda Filarmónica de VRSA e terminará com a distribuição de doces e confetti para os mais novos.

Às 14h30, os Reis Magos deslocam-se de ferry até Ayamonte para dar início à tradicional «cabalgata», às 15h00.

A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013 pelos municípios de Ayamonte e VRSA, mas em maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim.

A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira são os seus objetivos principais.

 

Por: CM VRSA