Está aí mais uma edição da Estafeta «Chamada para os Jogos», iniciativa inserida no âmbito dos Jogos de Quelfes, cujos objetivos passam pela promoção dos valores e ideais do Olimpismo enquanto filosofia de vida e instrumento de ação pedagógica, fomentado através dos três pilares do Movimento Olímpico: o Desporto, a Cultura e o Ambiente.

Como é tradição, a primeira etapa cumpre-se no concelho de Olhão, já na terça feira, dia 9 de janeiro, uma iniciativa que reúne a autarquia de Olhão, os agrupamentos de escolas e o movimento associativo, percorrendo as escolas do 1.º Ciclo, a partir da EB1 de Marim, berço dos Jogos de Quelfes.

Mais do que assegurar uma ligação simbólica entre os estabelecimentos de ensino, o “espírito dos Jogos de Quelfes” convida alunos e professores a fazerem deste um dia de festa nas suas escolas.

Até ao próximo dia 11 de maio, a Estafeta vai andar na estrada, percorrendo destinos tão diversos quanto Málaga, Castro Verde, Alcoutim, Lagos, A Corunha, Ferreira do Alentejo, ou a cidade do Porto, num total de 21 municípios da Península Ibérica, terminando em São Brás de Alportel, sede da Cerimónia de Abertura dos IX Jogos de Quelfes.

Os Jogos de Quelfes procuram estimular as escolas a desenvolverem experiências positivas no campo da promoção do Olimpismo e dos seus ideais, aumentando a probabilidade de as crianças continuarem ativas ao longo da vida e a integrarem os valores olímpicos como património pessoal.


Por: CM Olhão