A Câmara Municipal de Silves manifesta o seu pesar pela morte de José Fernandes Correia Leal, que foi Presidente da Assembleia Municipal de Silves entre 1986 e 1989.

Nascido a 03 de abril de 1940, formado na Faculdade de Ciências de Lisboa, foi professor de Matemática na Escola Secundária de Silves, tendo passado pelas suas salas de aulas várias gerações de jovens silvenses. Neste estabelecimento de ensino foi presidente do Conselho Diretivo nos períodos 1978-1980, 1985-1987 e 1988-1989, sendo apreciado por todos pelas suas qualidades humanas e de dirigente. Mesmo após a sua reforma, continuou a trabalhar nas questões relacionadas com o ensino da Matemática, tendo desenvolvido uma página na Internet onde disponibilizava gratuitamente programas de matemática que criava, tendo mesmo sido agraciado com o Prémio de Distinção da Casa de Ciências /Fundação Calouste Gulbenkian, em junho de 2011, por um programa de trigonometria destinado a alunos do ensino secundário.

Foi militante do PCP e eleito pela CDU, tendo, como já mencionámos, exercido funções enquanto presidente da Assembleia Municipal de Silves, tendo enquanto tal que procurado modernizar este órgão autárquico. Noutros mandatos, foi líder da bancada da CDU.

Empenhado social e politicamente, era visto por todos como um homem íntegro e sério.

Neste momento de profunda consternação, o Município de Silves apresenta à família e aos amigos as mais sentidas condolências.

Informamos, ainda, que o corpo de José Leal sairá da Casa Mortuária de Silves pelas 12h00 de hoje, dia 8 de janeiro, sendo transportado para Sesimbra, onde será cremado.

 

Por: CM Silves