A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai voltar a inspecionar os contadores da eletricidade dos consumidores portugueses.

O regulador, que efetuou a última auditoria há seis anos, diz querer “garantir a supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores”. Na última inspeção a ERSE detetou anomalias em vários aparelhos da EDP Distribuição, obrigando a empresa a devolver 11 milhões aos consumidores.

"A ERSE prevê para breve a realização de novas auditorias aos contadores", disse fonte oficial do regulador, citada pelo Jornal de Negócios. De referir que a EDP Distribuição detém quase todos os contadores de luz em Portugal continental – são cerca de seis milhões de contadores. Já nas regiões autónomas, os contadores são detidos pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) e Eletricidade dos Açores (EDA).

Com o lançamento da nova auditoria, a ERSE quer continuar a "garantir a supervisão adequada ao bom funcionamento dos contadores, das leituras efetuadas, da correção de anomalias, do cumprimento dos procedimentos de reporte e registo interno de todas as situações relacionadas com anomalias de contagem e de medição e sua correção".

Na última inspeção, que aconteceu entre 2011 e 2012, foram detetadas anomalias em vários aparelhos da EDP Distribuição. A ERSE determinou, nessa altura, que a empresa teria de devolver 11 milhões de euros aos consumidores afetados. Foram devolvidos quatro milhões, sendo que os restantes sete continuam a ser contestados pela empresa nos tribunais.

 

Por: Idealista