Portimonense e Boavista estiveram envolvidos em sete das 14 reviravoltas registadas na primeira volta da edição 2017/18 da I Liga portuguesa de futebol, enquanto o Tondela foi a única equipa a «virar» um 0-2.

A formação comandada por Vítor Oliveira ‘deu a volta’ ao Boavista (0-1 para 2-1, logo na jornada inaugural) e ao Vitória de Setúbal (0-1 para 5-2, à 10.ª), mas, pelo meio, não conseguiu segurar o 1-0 em Braga e na Luz, perdendo por 2-1.

Embora não ‘caiba’ na tabela, nas contas dos algarvios há ainda a registar uma igualdade a três golos em Guimarães, depois de uma vantagem de 3-0.

Por seu lado, os ‘axadrezados’ consentiram reviravoltas com os algarvios e em Tondela, onde estiveram a vencer por 2-0 e ‘caíram’ por 3-2, à 11.ª ronda, com os locais a marcarem três tentos de ‘rajada’, dos 77 aos 85 minutos.

Para contrabalançar, deram a volta ao Benfica (0-1 para 2-1), impondo, à sexta ronda, a único derrota na prova aos tetracampeões em título, no Bessa, para, à 14.ª, aplicarem idêntica receita ao Paços de Ferreira, na Mata Real.

Os conjuntos de Portimão e do Porto têm, assim, saldo nulo, numa tabela liderada, a solo, pelo Sporting de Braga, que virou por completo dois jogos e nunca se deixou bater depois de estar na frente do marcador.

Os ‘arsenalistas’ conseguiram os feitos face aos algarvios e em Tondela (0-1 para 2-1, à sétima ronda), sendo que estiveram perto de igual registo em Alvalade, acabando ‘empatados’ pelo Sporting por um penálti aos 90+6 minutos.

Desportivo das Aves, Desportivo de Chaves, FC Porto, Feirense e Rio Ave, todos protagonistas de uma reviravolta, são as outras formações com números positivos.

O Benfica, Tondela e Vitória de Setúbal tem um registo equilibrado, enquanto o Sporting e o Estoril-Praia são os únicos que não entram na lista.

Destaque, pela negativa, para o Paços de Ferreira, que já perdeu três jogos depois de estar a ganhar, nos redutos de Feirense (1-0 para 1-2, fora, à 3.ª jornada) e Desportivo de Chaves (1-0 para 2-4) e na receção ao Boavista.

Belenenses, Marítimo, Moreirense e Vitória de Guimarães, derrotados uma vez depois de se apanharem em vantagem, também têm saldo negativo.

 

Por: LUSA