O mercado municipal de Vila Real de Santo António vai ser requalificado a partir desta semana, numa intervenção orçada em cerca de 350 mil euros e com execução prevista para quatro meses, anunciou hoje o município.

A substituição da cobertura, a remodelação dos espaços de venda ou a criação de uma nova zona de restauração e lazer na ala sul são alguns dos trabalhos a executar, exemplificou a autarquia algarvia num comunicado, destacando que o mercado continuará a funcionar enquanto a intervenção é realizada.

Luís Romão, vice-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, afirmou que “a obra corresponde a uma ambição há muito desejada, dando melhores condições a quem compra, a quem vende e a quem visita”.

“Por outro lado, queremos tornar o mercado mais atrativo e mais dinâmico para que as pessoas regressem a este espaço, que será, no futuro, não só um ponto de comércio, mas também de lazer e estadia”, considerou o autarca social-democrata, citado no comunicado.

A câmara algarvia precisou que a intervenção “terá um custo global de 345 mil euros mais IVA” e “a duração de 120 dias”, prevendo-se “a substituição da cobertura, a remodelação dos espaços de venda e WC, a pintura integral interior e exterior e a beneficiação das redes pluviais”.
“Ao mesmo tempo, será criado um novo conceito para o mercado, estando em plano a abertura de novas zonas de restauração e lazer na ala sul, que passarão a funcionar com horário alargado e com a oferta de novos produtos e serviços”, acrescentou.

A mesma fonte adiantou que “intervenção na cobertura terá início na ala norte” e “as bancas de venda situadas nesta área serão temporariamente deslocadas para a ala sul”, situação que se inverte na segunda fase dos trabalhos, “evitando que mercado encerre” durante os trabalhos.

“É também intenção da autarquia instalar um conjunto de exposições permanentes e temporárias no mercado que irão remeter para a história da cidade, nomeadamente o seu legado e património ligado à indústria conserveira.

O mercado de Vila Real de Santo António fica localizado junto à entrada oeste da cidade, está dividido em duas áreas, uma de a venda de frutas e verduras e outra de venda de peixe, e conta com cerca de uma dezena de negócios diversos em três das fachadas exteriores do edifício.

 

Por: Folha do Domingo