A Câmara Municipal de Albufeira está a desenvolver um Programa de Promoção de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita nas escolas da rede pública do concelho, com o objetivo de intervir preventivamente, para que todas as crianças consigam alcançar o sucesso escolar.

O projeto baseia-se na necessidade sentida pelos especialistas da área em treinar a consciência fonológica dos alunos, logo a partir dos primeiros anos de ensino, ou seja antes e durante a aprendizagem do código alfabético.

A iniciativa, que teve início no ano letivo de 2016/2017, em três estabelecimentos do ensino pré-escolar do concelho de Albufeira, nomeadamente nos Jardins de Infância dos Caliços, Ferreiras e Guia, irá, este ano, ter continuidade com início previsto ainda durante o presente mês de janeiro.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que é também vereador responsável pelo pelouro da Educação, refere que o programa surgiu na sequência do crescente número de crianças encaminhadas pelas escolas do concelho para o serviço de Terapia da Fala da Divisão de Educação e Ação Social do Município, por revelarem dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. José Carlos Rolo destaca que “se trata de um programa estruturado que aposta numa atuação preventiva, desde os primeiros anos de ensino, o que contribui para o crescimento linguístico das crianças, esbatendo as assimetrias e proporcionando as bases para um futuro sucesso escolar”. Com a implementação desta medida, pretendemos, ainda, levar aos docentes do nosso concelho um conjunto de ferramentas práticas e úteis, para que os próprios possam alargar a sua atuação nesta área, em práticas diárias, conclui.

As dificuldades na linguagem escrita estão diretamente relacionadas com alterações ao nível da fala e/ou linguagem, mais especificamente na área da “consciência fonológica”, refere a Terapeuta da Fala do Município, responsável pela implementação e acompanhamento do projeto. “As alterações ao nível da comunicação, fala e/ou linguagem, em crianças em idade pré-escolar são problemas que podem ocorrer e que frequentemente são subvalorizados ou tardiamente reconhecidos, representando um risco significativo no que respeita às dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita”. Por isso é que é tão importante que nesta fase haja um processo de reflexão sobre a oralidade e o treino da capacidade de segmentação da cadeia da fala, uma vez que as crianças em idade pré-escolar devem revelar competências de Consciência Fonológica (segmentar as frases em palavras, as palavras em sílabas e estas nas unidades mínimas que as compõem, os sons da fala) esclarece, reiterando que apostar numa intervenção preventiva é uma mais-valia para que as crianças obtenham sucesso escolar.

 

Por: CM Albufeira