O sucesso da primeira edição do processo de Orçamento Participativo (OP) de cada uma das 13 freguesias do concelho de Odemira garante a sua continuidade em 2018, visando o reforço da participação ativa dos munícipes, através da apresentação de projetos e respetiva votação.

Tal como na primeira edição, o Município de Odemira irá prestar apoio financeiro, no valor anual de 10.000,00€ por freguesia, bem como apoio técnico à implementação do processo e na análise das propostas apresentadas (a Comissão de Análise Técnica integra um Técnico Municipal).

Do OP das Freguesias resultaram 20 propostas vencedoras, cuja execução será da responsabilidade das freguesias, estando os valores previstos nos respetivos orçamentos de 2018. As freguesias dinamizaram os seus próprios processos de OP, deliberativos (é o cidadão quem decide), com a realização de Assembleias Participativas, tendo a votação decorrido entre outubro e dezembro. A votação mobilizou um total de 1596 munícipes.

Com a criação dos processos de Orçamento Participativo em todas as Freguesias, a partir de 2017, e a dinamização do Orçamento Participativo Municipal (lançado em 2011), Odemira passou a ser um concelho 100% OP. Sublinhe-se também a realização em Odemira de um Encontro Participativo de divulgação do Orçamento Participativo Portugal (OPP), no dia 25 de janeiro, e a participação de um grupo de jovens de Odemira e de no Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJ), que conseguiram chegar à fase final de votação com um projeto.

 
Por: CM Odemira