A Câmara Municipal de São Brás de Alportel aprovou, em reunião realizada esta quarta-feira, dia 10 de janeiro, um voto de pesar pelo falecimento do Coronel José Manuel Rosa Pinto, personalidade ímpar na região para o conhecimento do património natural e da botânica em particular, valor a que se somam as suas qualidades enquanto Ser Humano excecional.

O seu falecimento inesperado, deixa consternação e pesar ao qual o Município de São Brás de Alportel se associa e estende à família enlutada.

Este grande mestre da botânica no Algarve colaborou em diversos momentos com o Município de São Brás de Alportel desde 2004, como é o caso dos projetos dos primeiros percursos pedestres implementados no concelho, passeios do Ciclo Passeios de Natureza, na Quinta do Peral e no passeio inaugural da Estação de Biodiversidade da Ribeira do Alportel.

Os seus vastos conhecimentos, o seu contentamento em estar no meio da natureza e a sua simpatia pessoal deixaram marcas naqueles que tiveram o privilégio de estar com o Coronel José Manuel Rosa Pinto.

 A Câmara Municipal subscreve assim as mensagens já difundidas sobre o pesar sentido, e designadamente o texto que se  transcreve:

“A comunidade botânica portuguesa ficou mais pobre com o falecimento deste benemérito, um amador que se tornou no grande mestre da botânica no Algarve.
Com o seu amor à botânica e a sua intrínseca generosidade em partilhar, deixou um legado que permanecerá durante décadas, não só no herbário da Universidade do Algarve onde deixou todo o seu material ou no Flora-On, ao qual disponibilizou os seus dados, mas também no conhecimento e exemplo que transmitiu a todos aqueles que um dia tiveram o privilégio de fazer uma saída de campo na sua companhia”.

 
Por: CM S. Brás de Alportel