Domingo, 23 de Setembro de 2018 |
Empresa olhanense de barcos solares vence Green Project Awards

14:52 - 16/01/2018     413 visualizações OLHÃO
Atualizado em: 16/01/2018
Imprimir
A empresa olhanense Sun Concept foi a vencedora da categoria «Mar», na 10ª edição dos Green Project Awards (GPA) 2017, com o projeto Sun Concept – Solar Boat Builders.

Os organizadores do prémio – a Agência Portuguesa de Ambiente, a Quercus e a consultora GCI – reconheceram, assim, “o trabalho por um planeta sustentável, com energias renováveis, e a aposta em emprego jovem e qualificado”.

Os prémios GPA, cuja cerimónia da 10ª edição decorreu no final da passada semana no Porto, têm como objetivo distinguir os projetos mais inovadores na área da sustentabilidade em Portugal.

O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, já congratulou a empresa olhanense por esta distinção “mais do que merecida” à startup olhanense, “que personifica o paradigma do tecido empresarial que pretendemos que prospere no concelho: empresas jovens, que promovam a defesa do ambiente de uma forma inovadora, criem emprego qualificado e sejam, naturalmente, viáveis do ponto de vista financeiro”.

A Sun Concept é uma empresa de construção naval eletro-solar que nasceu da sinergia entre a inovação e design industrial e investimentos éticos que correspondam ao nível do retorno financeiro e da melhoria ambiental e do bem-estar das comunidades locais.

De acordo com os responsáveis pela empresa, “ao escolher Olhão e a Ria Formosa para sede, procurámos uma simbiose entre pessoas e ambiente, de forma a criar capacidade de resposta à procura de atividades socioeconómicas que enfrentem os desafios ambientais e macroeconómicos de forma otimista e sustentável”.

O conceito do SunSailer, a embarcação desenvolvida pela Sun Concept, resulta da combinação da experiência a desenvolver as primeiras embarcações eletro-solares em Portugal com a análise das tendências dos mercados de desenvolvimento e construção naval, de forma a “responder às necessidades de descarbonização da economia, proteção ambiental, promoção de modos de vida sustentáveis e da capacitação dos agentes socioeconómicos para melhorarem o seu modelo de negócio”.

O protótipo do SunSailer 7.0, que já navega com resultados animadores de performance, sem emissões associadas e com menor impacte sobre os ecossistemas, já registou as primeiras encomendas nacionais e internacionais.

 

Por: CM Olhão

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos