Numa pergunta enviada à Câmara Municipal de Olhão, os deputados Teresa Caeiro e João Rebelo, do CDS-PP, querem saber se já há datas para a construção de um Gatil e para as obras de requalificação do Canil Municipal.

Os deputados questionam ainda a partir de quando serão alargados os horários de funcionamento do Canil Municipal, de modo a permitir às pessoas um mais fácil acesso à adoção de animais abandonados e ali recolhidos.

O nível de evolução de uma sociedade também se mede, em parte, pelo modo como são tratados os animais, sobretudo os de estimação, e pelas condições de vida que lhes são proporcionadas.

Apesar dos avanços registados nos últimos anos, infelizmente ainda são abandonados muitos animais, principalmente cães e gatos.

Na grande maioria dos casos, são os canis/gatis municipais, da responsabilidade das autarquias, que impedem que os animais fiquem ao abandono e, inclusive, facilitam a sua adoção posterior.

Na reunião da Assembleia Municipal de Olhão de 14 de dezembro de 2017, o Grupo Municipal SIM – PPD/PSD e CDS-PP, viu aprovada por maioria a sua Moção n.º 1 – Pela necessidade urgente de criação de um Gatil e requalificação do Canil Municipal.

No texto, é proposto que, tanto as obras de construção do Gatil como as obras de requalificação do Canil Municipal, tenham início no primeiro semestre deste ano.

A Moção recomenda também o alargamento do horário de atendimento (visitas/adoções) do Canil Municipal, tornando-o compatível com a disponibilidade da maioria da população residente no concelho de Olhão. Efetivamente, o horário de funcionamento do Canil, das 11h30 às 13h00, de segunda a sexta-feira, não facilita nem se coaduna com os horários laborais, recomendando-se assim a sua extensão ao período da tarde, de segunda a sexta-feira, e aos sábados de manhã.

 

Por: CDS