A Run Eco Team é uma iniciativa que nasceu no Facebook em janeiro de 2016. Nicolas Lemonnier criou um grupo do Facebook RUN ECO TEAM em 5 de janeiro de 2016 para atuar sob o tema 1 CORRIDA 1 LIXO "CORRE POR UM MUNDO MAIS LIMPO". A iniciativa atraiu muitos corredores ao redor do mundo muito rapidamente.

No espaço de 3 meses eram mais de 800 os corredores que se juntaram a esta iniciativa. Em Julho do mesmo ano o fundador foi contactado pelo Facebook para realizar um filme sobre o movimento e a história da RUN ECO TEAM. Esta iniciativa agradou tantou a Mark Zuckerberg que ele escolheu colocar o vídeo no seu perfil do Facebook na noite de 24 de dezembro de 2016,e o vídeo foi compartilhado com mais de 83 milhões de seguidores. A associação angariou desta forma mais de 20.000 seguidores em 103 países do mundo. Mais de 400 eventos RUN ECO TEAM foram organizados em todo o mundo em menos de 2 anos. A associação é apoiada por várias personalidades como Mark Zuckerberg, o princípe Alberto II do Mónaco e sua fundação, entre muitos outros.

A ideia deste movimento é aproveitar uma corrida ou caminhada para ir recolhendo lixo que se encontre pelo caminho. De uma forma natural e com uma componente ecológica e de sustentabilidade ambiental, assim como de responsabilidade social. Este movimento chegou a Portugal, e por todo o Algarve há grupos de corrida e caminhada que abraçaram esta iniciativa, contribuindo assim para um mundo mais limpo!

O grupo RUN ECO TEAM ALGARVE realiza a 3 de Fevereiro de 2018 o evento RUN ALGARVE SEM LIXO, que decorrerá simultaneamente em vários municípios, com equipas de 3/4 elementos a sair de pontos diferentes do Algarve, à mesma hora, recolhendo lixo pelo caminho, tirando fotos e colocando-as no Facebook, dando a todos os outros conhecimento do seu progresso. As equipas/grupos gerem o seu próprio percurso. Cerca de 10 grupos de corrida e caminhada e outras tantas entidades/negócios privados do Algarve já confirmaram a sua presença e participação, e já estão mais de 40 equipas confirmadas!

Este evento ecológico e de sensibilização ambiental, irá estender-se por várias zonas do Algarve, e pretende contribuir para um Algarve mais limpo, mais agradável, mais sustentável! (Cartaz em anexo)

Ao mesmo tempo é necessário que os cidadãos se consciencializem da importância do contributo de cada um para se conseguir inverter a tendência de poluição que se verifica um pouco por toda a parte!

 

Por: RUN ECO TEAM