Durante nove dias, 21 instituições e empresas vão marcar presença na boot 2018, a maior feira mundial de náutica e desportos náuticos, e promover junto do mercado internacional o que Portugal tem de melhor para oferecer neste sector. A região do Algarve continua a apostar fortemente nesta participação.

O Sea of Portugal, uma participação conjunta de 21 empresas e instituições portuguesas, vai marcar presença pela 3ª vez consecutiva na boot, uma das maiores feiras internacionais de náutica de recreio e desportos aquáticos, que decorre em Düsseldorf, Alemanha, de 20 a 28 de Janeiro.

Durante nove dias, a representação portuguesa vai dar a conhecer algumas das regiões mais emblemáticas de Portugal ao nível da náutica e dos desportos náuticos, numa colaboração inédita cujo objectivo é a internacionalização do turismo náutico. Trata-se de uma colaboração desenvolvida pela Media 4U, empresa de organização de eventos, com o apoio do jornal Notícias do Mar e a Messe Düsseldorf e com a participação de instituições e operadores locais e empresas parceiras. 

«A Náutica, o Turismo Náutico e os desportos aquáticos são estratégicos para o Turismo e para a economia Portuguesa, pelo que através da sua promoção temos vindo a dar a conhecer e viabilizar junto do mercado internacional o que Portugal tem de melhor para oferecer neste sector. O Sea of Portugal permite comunicar de forma assertiva e eficaz a oferta dos operadores portugueses que actuam neste sector, num certame que prevê receber nesta edição cerca de 250 mil visitantes, provenientes de várias partes do mundo, mais de 1850 expositores e 2.200 jornalistas», explica João Marques do Reis, director do projecto. 

Esta participação tem vindo a crescer (20% relativamente à edição anterior) e este ano a comitiva de 2018 é constituída por 21 representações, entre instituições e empresas portuguesas, que irão estar localizadas em dois dos pavilhões da feira: Pavilhão 3 (Mergulho) e Pavilhão 13 (Turismo Náutico). Com o aumento de expositores, o Sea of Portugal adquire escala e leva uma representação cada vez mais transversal de Norte a Sul de Portugal, através da promoção de uma vasta oferta que vai ao encontro do que os visitantes procuram: Avistamento de Cetáceos, Cruzeiros no Douro ou ao longo da costa, Eco-resorts, Kitesurf,  Mergulho, Surf e Surf Camps,  Turismo Náutico (e de Natureza), Windsurf e Yacht Charters.

Da região do Algarve fazem parte desta iniciativa a Câmara Municipal de Vila do Bispo que em conjunto com a FPAS – Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas, irá fazer a promoção do 31th. World Spearfishing Championship 2018 – Sagres, que irá decorrer de 6 a 9 de Setembro, a PuraVida Divehouse, Dive School & Accommodation, Santa Bernarda Cruzeiros, SeaXplorer Sagres, Wind4all, Associação de Turismo de Portimão, Marina de Portimão, Marina de Lagos, Ocean Revival  e Subnauta.

Do Norte farão parte a Câmara Municipal de Espinho e a Câmara Municipal de Esposende, a BBDOURO, FEELDOURO, FEELVIANA SPORT HOTEL, Kook Proof, Onda Magna e Salt Flow. Já da região de Lisboa estarão a BoatCenter – Serviços e Actividades Náuticas e a Palmayachts.

Também pelo segundo ano consecutivo, a actual Campeã Mundial APB, Tetra Campeã Europeia e Tetra Campeã Nacional de Bodyboard, Joana Schenker, irá marcar presença, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, neste certame para surfar na THE WAVE, a maior onda indoor do mundo.

«A percepção que os visitantes têm de Portugal é já muito positiva. Consideram-no um país encantador, pacífico e com uma natureza muito preservada. Um país com história e grande tradição náutica, com excelentes condições para os desportos aquáticos. A nossa presença regular, nos últimos três anos, tem permitido construir uma relação de confiança e de credibilidade junto das pessoas que nos visitam. Pelo que é essencial continuarmos a trabalhar em conjunto e a levarmos uma oferta bem estruturada e fiável, que nos diferencie na maior feira do Mundo», conclui o responsável.

 

Por: J. R.